Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás ultrapassa 37 mil atendimentos nos Feirões de Empregos

Última atualização 28/11/2022 | 10:42

O Feirão de Empregos do Cotec, realizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria da Retomada, já alcançou 12 edições em 11 municípios goianos, com 37.477 atendimentos gerais realizados em 2022. Os serviços mais procurados pelo público são as oportunidades de emprego e profissionalização. Devido aos bons resultados, mais uma edição será realizada ainda este ano, em Anápolis, no Centro de Convenções, prevista para os dias 7 e 8 de dezembro.

“É um trabalho que tem dado certo. Cabe ao Estado facilitar a vida das pessoas”, explica o governador Ronaldo Caiado ao citar a mediação realizada pelo Governo de Goiás entre quem está desempregado e o mercado de trabalho. “Buscamos as empresas, elas abrem as vagas e nós fazemos a triagem. As pessoas montam seus currículos, são direcionadas de acordo com suas aptidões e, se precisarem de cursos, terão oportunidade”, resume.

As cidades que receberam o Feirão de Empregos até o momento foram Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Catalão, Ceres, Goianésia, Goiânia, Jaraguá, Piranhas e Porangatu. Por meio do programa Mais Empregos, que oferece centenas de vagas de trabalho nos feirões, mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pela equipe da Retomada. Dessas, 2.606 saíram do evento com a carta de encaminhamento para entrevista em empresas e indústrias.

Para as vagas de emprego que exigem capacitação profissional, a Retomada, por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), oferta cursos profissionalizantes gratuitos e de curta duração. Nessas 12 edições, foram realizadas 3.709 inscrições em diversos cursos. Além disso, os alunos que se encaixam nos requisitos do Cadastro Único (CadÚnico) e concluem cursos do Cotec podem empreender com o Crédito Social. O benefício é distribuído pelo programa Goiás Social e permite a compra de materiais e insumos na área de formação do aluno para a abertura de um negócio próprio.

O titular da Secretaria da Retomada, César Moura, destaca que o acesso ao emprego é uma das prioridades do governo Ronaldo Caiado. “Temos que garantir que os goianos tenham renda e estrutura econômica para que tenham também qualidade de vida. Por isso o governador sempre diz que o emprego é a melhor política pública”, afirma Moura.

Parcerias
Parceiros como o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), a GoiásFomento e o Sebrae também oferecem serviços nos Feirões de Emprego. A Seds realizou um total de 3.364 atendimentos, com programas como o Mães de Goiás e o Aprendiz do Futuro, oferta de kits de higiene e auxílio na confecção de currículos.

Já a GoiásFomento atendeu 385 micro e pequenos empresários sobre linhas de crédito e reestruturação de um negócio próprio. O Sebrae realizou 108 consultorias sobre empreendedorismo e finanças ao público dos feirões.

O Centro de Educação Técnico e Tecnológica da Universidade Federal de Goiás (Cett/UFG), administrador dos Cotecs, também é parceiro e oferece serviços de beleza, gastronomia e enfermagem. Essas atividades são realizadas pelos próprios alunos, sempre acompanhados por um professor, e já somam 5.696 atendimentos.