Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no Dia do Trabalhador

Governo de Goiás: veja o que abre e fecha no Dia do Trabalhador

Na próxima segunda-feira, 1º, Dia do Trabalho, algumas unidades do Executivo estadual terão o seu horário de funcionamento alterado. O feriado nacional não impacta as atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar e do Corpo de Bombeiros. Confira como ficam os atendimentos:

Vapt Vupt

No sábado, 29, as agências que funcionam aos finais de semana em Goiânia e Aparecida de Goiânia, terão atividade normal, com agendamento prévio por meio do portal www.vaptvupt.go.gov.br. Já na segunda-feira, 1º, todas as unidades do Vapt Vupt, localizadas na capital e no interior do estado, não terão expediente.

Os serviços do programa Expresso estarão disponíveis durante todo o feriado, de forma digital. O portal disponibiliza mais de 100 serviços, como emissão da segunda via da conta de água, agendamento presencial nas unidades do Vapt Vupt, emissão de boletos do Ipasgo, solicitação da primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço www.expresso.go.gov.br ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível para Android ou iOS.

Ceasa

As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) estarão abertas ao público normalmente na segunda-feira, das 4h às 14h. Já os serviços administrativos não funcionarão no feriado, retornando ao normal na terça-feira.

Detran

Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em todo o estado, durante o feriado do Dia do Trabalho. O atendimento presencial ao público retorna na terça-feira, 2. Enquanto isso, vários serviços do Detran-GO podem ser realizados pelo site do Detran-GO e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS. Por meio do aplicativo é possível atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva, consultar a pontuação, consultar veículos, dentre outros.

Procon

Não haverá expediente na sede do Procon Goiás na segunda-feira, dessa forma, o atendimento telefônico para denúncias e orientações de consumo, feito pelo 151 estará indisponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). As atividades serão retomadas na terça-feira.

Saneago

Durante o feriado, equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) manterão os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como para atendimento das demandas de serviços de manutenção. Dessa forma, o atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Unidades Culturais

Os espaços culturais gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), com exceção do Palácio Conde dos Arcos e Cine Cultura, estarão fechados no final de semana, 29 e 30, e durante o feriado da segunda-feira, 1º, isso inclui os museus, galerias de arte, teatros e centros culturais. As atividades retornarão ao funcionamento normal a partir de terça-feira.

Para os amantes de filme, que não vão viajar no feriado, a programação da Secult Goiás continua com a 1ª edição do Festival Filmelier no Cine Cultura, que traz os filmes: Blue Jean (2022, 95 min, 14 anos, dir: Georgia Oakley); Os Filhos dos Outros (2022, 103 min, 16 anos, dir: Rebecca Zlotowski); Sem Ursos (2022, 121 min, 12 anos, dir: Jafar Panahi) e O Último Soldado (2017, 97 min, 14 anos, dir: Bille August).

Veja o cronograma das unidades da Secult neste final de semana e feriado:

Cine Cultura: Funcionará normalmente entre os dias 29/04 e 1º/05, com o festival Filmelier, que terá sessões a partir das 14h. Confira a programação completa no site e no Instagram @cineculturagoias;

Palácio Conde dos Arcos: Funcionará no sábado das 8h às 17h, no domingo das 8h às 13h e na segunda das 8h às 13h.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos