Press "Enter" to skip to content

Governo de Goiás viabiliza inclusão de famílias Kalunga em projeto de acesso à água do governo federal

A primeira-dama Gracinha Caiado esteve em Brasília, nesta quarta-feira, 26, ao lado do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, em visita ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. A visita teve o objetivo de discutir obras de acesso à água para famílias das comunidades Kalunga do Vão do Moleque e do Vão das Almas, região que fica entre as cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.

O acesso à água é uma demanda antiga das famílias da comunidade Kalunga, que por vezes precisam caminhar longas distâncias para conseguir o recurso. “É uma preocupação muito grande do governador Ronaldo Caiado que essas famílias, que por tantos anos foram negligenciadas pelo poder público, tenham acesso a seus direitos”, contou Gracinha Caiado, que também coordena o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e é presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, existe um processo de licitação aberto para construção de cisternas de água para famílias rurais de baixa renda, voltado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A licitação citada pelo ministro faz parte do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo Ministério da Cidadania, que promove o acesso à água a famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais.

A Saneago já fez o levantamento e o projeto para a instalação das cisternas nas casas das 138 famílias do Vão do Moleque. O mesmo levantamento será feito agora em relação às famílias do Vão de Almas e em todas as 58 escolas de Goiás que não têm água. “Temos 58 escolas em Goiás [todas municipais] que não possuem água. Seja de cisterna ou encanada, de qualquer forma, o que importa é que as crianças recebam a água e de qualidade”, acrescentou Gracinha Caiado.