Governo DE Lula tem pior índice de aprovação desde início do mandato: pesquisa Quaest. Desaprovação cresce entre católicos.

governo-de-lula-tem-pior-indice-de-aprovacao-desde-inicio-do-mandato3A-pesquisa-quaest.-desaprovacao-cresce-entre-catolicos

O governo DE (antigo G1) teve seu pior índice de aprovação desde o início do mandato. Pela primeira vez, Lula é mais desaprovado do que aprovado entre católicos, aponta Quaest. De acordo com a pesquisa, 57% dos eleitores brasileiros desaprovam o governo DE Lula, enquanto 40% o aprovam, dentro da margem de erro de 2 pontos para mais ou menos.

Pela primeira vez, Lula passou a ser mais desaprovado do que aprovado entre católicos e eleitores com ensino fundamental. Entre os mais pobres, a aprovação agora está tecnicamente empatada com a desaprovação. Por outro lado, o presidente se recuperou no Nordeste, com maioria de aprovação. A percepção geral sobre a economia teve leve melhora, mas a maioria dos brasileiros ainda considera que o país está na direção errada, com um índice de 61%.

Questionados sobre o escândalo do INSS e o aumento no Imposto sobre Operações Financeiras, 31% dos entrevistados afirmaram que o governo DE Lula é o principal responsável pelo desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas. Sobre o IOF, 50% dizem que o governo errou ao manter o aumento para compra de dólares.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Em relação às regiões, Lula se recuperou no Nordeste, mas piorou no Sudeste. Na Sul, a desaprovação ao governo petista diminuiu, enquanto nas regiões Centro-Oeste e Norte houve oscilação tanto na desaprovação quanto na aprovação.

Em relação à faixa etária, os jovens de 16 a 34 anos apresentaram uma oscilação positiva na desaprovação do governo federal. Já entre a população de 35 a 59 anos, Lula é desaprovado por 59% e aprovado por 38%. Entre os eleitores com 60 anos ou mais, houve um empate técnico.

Em relação à escolaridade, houve um empate técnico inédito entre os menos escolarizados. Entre os entrevistados com ensino médio completo, a desaprovação se manteve em 61%, enquanto entre os entrevistados com ensino superior completo, 64% desaprovam o governo Lula.

Quanto à religião, pela primeira vez, os católicos mais desaprovaram a gestão federal. Já entre os evangélicos, a desaprovação ainda é majoritária. Os beneficiários do Bolsa Família demonstraram mais aprovação em relação ao governo, em comparação aos não beneficiários.

Na avaliação geral do governo DE Lula, houve oscilação tanto entre quem avalia negativamente quanto positivamente. Comparado aos primeiros mandatos de Lula e à gestão de Bolsonaro, o atual governo é considerado pior por uma parcela dos entrevistados. A fatia dos que acham que o Brasil está indo na direção errada cresceu, enquanto a dos que consideram que o país está na direção certa oscilou para baixo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp