Governo divulga balanço parcial do Dia D de Multivacinação

Governo divulga balanço parcial do Dia D de Multivacinação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), divulga, nesta segunda-feira, 9, o balanço parcial do Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2023, realizado no sábado (07/10), em todos os 246 municípios goianos.

Os dados preliminares vão ser apresentados pela superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, durante visita do diretor do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde (PNI/MS), Éder Gatti. À tarde, a comitiva visita a Central da Rede de Frio da SES-GO e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais no Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

DIA D DA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

O Dia D da campanha de Multivacinação foi realizado no sábado, 7, com a presença da superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim e a gerente de Imunização, Joice Dorneles, e equipe da SES-GO, no Centro Municipal de Vacinação de Goiânia, no Setor Pedro Ludovico.

“O que a gente espera com esse Dia D é ter um grande número de crianças e adolescentes com cartão atualizado, porque é proteção e o não retorno de doenças que foram erradicadas ou já controladas, como a paralisia infantil, sarampo, difteria e outras mais”, afirmou Flúvia, ao destacar as 970 salas abertas em todos os 246 municípios, das 8 às 17 horas, durante toda a campanha que vai até dia 14.

Um total de 17 imunizantes estão sendo disponibilizados nas salas de vacina de todo estado. “Então, se você é pai ou responsável de uma criança, leve-a até um posto de vacinação, para verificar a caderneta”, orientou a superintendente. “Como são muitas vacinas, com doses diferentes, em períodos diferentes, lá (no posto de vacinação) vai ser verificado se tem alguma vacina atrasada, para poder atualizar”. Os imunizantes protegem contra mais de 30 tipos de doenças.

Pai consciente e preocupado com a saúde do filho, Isaías Nascimento, levou o pequeno David, de 9 meses, no Dia D.  O menino recebeu a dose contra febre amarela, mantendo a carteira de vacinação em dia, segundo o pai. “Agora, é deixar ele preparado para a vida, crescendo bem e com saúde”, comemorou o pai, após levar o bebê à sala de vacinação.

ZÉ GOTINHA E VACINA MAIS, GOIÁS

O Dia D da Vacinação é uma das diversas ações do Governo de Goiás para reverter as baixas coberturas vacinais no Estado. No domingo, 8, de manhã foi realizada uma ação no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás.

O evento, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, também contou com a presença do Zé Gotinha e, ainda, da van da vacinação, que dá a oportunidade de imunização a crianças que não puderam ser levadas pelos pais ou responsáveis durante a semana ou no sábado.

Todas essas estratégias fazem parte do Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, o Vacina Mais, Goiás, lançado em setembro pelo governador Ronaldo Caiado. A iniciativa está em sintonia com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao qual o Governo de Goiás também aderiu.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp