Governo do DF cria Secretaria da Juventude; André Kubitschek assume a pasta
Secretaria é a 33ª do governo; ela surgiu do desmembramento da Secretaria da Família e Juventude. André Kubitschek disse que ‘plano’ é criar oportunidades de emprego para jovens.
André Kubitschek em cerimônia para assumir nova Secretaria da Juventude do DE — Foto: Agência Brasília
Em cerimônia no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (9), o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou o decreto que cria a Secretaria da Juventude do Distrito Federal.
O empresário André Kubitschek foi empossado para assumir a pasta.
A nova secretaria é a 33ª do governo. A pasta surge do desmembramento da Secretaria da Família e Juventude.
Em setembro, o governador também criou outra pasta: a Secretaria Extraordinária do Consumidor, chefiada pelo ex-deputado federal Gilvan Máximo.
Em seu discurso, André disse que seu “plano” é criar oportunidades de emprego para os jovens, para solucionar problemas de desigualdade e segurança. “Queremos fazer da secretaria um celeiro de oportunidades”, disse.
O governo do DF já possui uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
André é herdeiro de uma linhagem política tradicional, sendo bisneto de Juscelino Kubitschek e filho do empresário Paulo Octávio (ex-governador e presidente do PSD-DF).
Durante a cerimônia, Ibaneis Rocha falou sobre a presença do partido PSD no governo do DF. André e seu pai, Paulo Octávio, integram a sigla. “Nós temos a presença do PSD dentro do governo, com a secretaria de Trabalho, Cultura e agora Juventude. Governar é unir pontas”, disse Ibaneis.
André Octávio Kubitschek Barbara Alves Pereira tem 32 anos. Ele é bisneto de JK, fundador de Brasília, e filho de Paulo Octávio e Anna Christina Kubitschek (presidente do Memorial JK). Formado em Direito pelo UniCeub, André Kubitschek também cursou Business Administration e Finanças nos Estados Unidos.
Em 2022, André Kubitschek tentou se tornar deputado federal pelo PSD, mas não foi eleito, ficando em 32º lugar, com 20.702 votos. Na vida profissional, atua como empresário do setor hoteleiro, ligado às Organizações Paulo Octávio, onde administra parte da rede Plaza Brasília, que inclui hotéis como o Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza, Brasília Palace e St. Paul Plaza. Ele também é conselheiro do Memorial JK.