Governo do RJ e Supervia assinam acordo para transição de serviços de trens para novo operador: tudo sobre o acordo homologado.

Governo do RJ e Supervia assinam acordo de transição do serviço de trens para
novo operador

O documento lista os compromissos assumidos pelo poder estadual e pela
concessionária que serão homologados pela Justiça.

1 de 1 Governador Cláudio Castro e Supervia assinam acordo de transição do
serviço de trens para novo operador — Foto: Cristina Boeckel / de

Governador Cláudio Castro e Supervia assinam acordo de transição do serviço de
trens para novo operador — Foto: Cristina Boeckel / de

O governador Cláudio Castro assinou acordo com a Supervia, no fim da manhã desta terça-feira (26), que permite a transição do serviço de trens
urbanos na capital e Região Metropolitana para um novo operador.

O documento lista os compromissos assumidos pelo Governo do Estado e pela
concessionária que serão homologados pela Justiça.

A assinatura conta com a presença do governador Cláudio Castro, o
procurador-geral Renan Saad, e o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana,
Washington Reis.

A malha ferroviária urbana do Rio de Janeiro tem 270 quilômetros, cinco ramais, três extensões e 104 estações. Ao todo, os trens do
estado transportam cerca de 300 mil pessoas por dia útil.

DIFICULDADE FINANCEIRA

A Supervia manifestou diversas vezes o interesse em devolver a concessão dos
trens do Rio de Janeiro, alegando dificuldades financeiras.

Pensando na sucessão, o poder estadual contratou a Companhia Paulista de Trens
(CPTM) para avaliar o sistema ferroviário no começo de novembro.

A concessionária será responsável por elaborar estudos técnicos e realizar a
mensuração de custos da operação, manutenção e estabilização. As informações
serão usadas no futuro edital de licitação da empresa que deverá substituir a
Supervia.

A consultoria foi contratada ao custo de mais de R$ 2,4 milhões.

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