Jornal Diário do Estado

Governo entrega benefícios do Goiás Social no município do Faina

Durante ação no Povoado de Araras, Organização das Voluntárias de Goiás entregou vários benefícios sociais, entre eles Mix do Bem, kits de enxoval para bebê, colchões e kits de fraldas descartáveis

O Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), realizou nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, ação do programa Goiás Social no Povoado Recanto das Araras, localizado no município de Faina. Durante o evento, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), com a unidade móvel “OVG Perto de Você”, entregou diversos benefícios sociais aos moradores. A população local ainda contou com serviços do Vapt Vupt, com emissão de RG e CPF; do Detran, com emissão de Boleto CRV; da Goiás Prev e do Ipasgo; além de exames de saúde.

A primeira-dama Gracinha Caiado, que é presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, destaca que as ações do Goiás Social são fundamentais para chegar às famílias vulneráveis do interior do Estado. “Nosso papel é justamente pensar nessas pessoas e levar esse serviço até elas. Semana passada estávamos em Cavalcante, essa semana em Faina, e assim percorreremos todo o Estado levando qualidade de vida a todos os goianos”, destaca.

A ação no povoado teve início ainda na quinta-feira, 4, com a realização de visitas às famílias do povoado e da zona rural, seguida pela entrega dos donativos e realização de consultas na área de Odontologia, Oftalmologia e Dermatologia, bem como cirurgia de retirada de lesões para biópsia de Xeroderma. Os atendimentos são realizados em parceria com a empresa La Roche-Posay, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Calcário Alto Araguaia e com as prefeituras de Faina e Matrinchã.

O senhor Constantino Freire de Andrade, de 70 anos, é o morador mais antigo do povoado de Araras e relembra que, em governos anteriores, ações como esta não chegavam até as pessoas da região. “Uma ação dessas traz benefícios demais pra nós! Antigamente, a gente era meio esquecido, né? Eu mesmo nunca tinha visto uma estrutura dessa aqui nas Araras, ainda mais trazendo essas doações que a gente tanto precisa. Vou te falar a verdade, o que Gracinha e o governador Caiado estão fazendo é de tirar o chapéu”, comemora.

O programa Goiás Social é uma iniciativa criada pelo governador Ronaldo Caiado para diminuir a vulnerabilidade social das famílias goianas. Durante o evento realizado no final desta semana, entre os donativos entregues, a OVG disponibilizou kits de enxoval para bebê, banheiras, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil, andadores, bengalas, cadeiras de rodas padrão e higiênica, colchões caixa de ovo e leites especiais para recém-nascidos. Também foram entregues kits do Mix do Bem, um alimento nutritivo e saboroso que faz parte das ações do Goiás Social no combate à insegurança alimentar.

Atendimento de saúde

Os atendimentos na área de saúde incluíram o procedimento para retirada de lesões para biópsia do Xeroderma Pigmentoso, uma doença genética, não contagiosa, que é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta. Para a ação em Araras, a empresa de cosméticos La Roche-Posay disponibilizou uma equipe de seis médicos dermatologistas, trabalhando em três consultórios para a retirada de lesões causadas pela doença. “Após a retirada dessas lesões aqui na ação, esse material será encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde, que realizará a biópsia para que o tratamento continue”, explica Izabella Martorelli, do time científico da empresa.

A goiana Juliana Francieli Flores mora em Iporá e é portadora do Xeroderma. Ela foi até Araras para se consultar, após ficar sabendo da ação por conhecidos que também têm a doença. “Trazer um atendimento desses aqui para essa região faz toda a diferença. Sabemos que nós, que temos o gene, precisamos de acompanhamento constante. Mas, para muitos, é difícil ir a todas as consultas pela distância”, explicou.