Jornal Diário do Estado

Governo entrega quase dois mil cartões do Mães de Goiás

Entregas acontecem em 12 munícipios já contemplados pelo programa. Lista de beneficiárias será atualizada para novas inclusões

O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (Seds), entrega nesta sexta-feira, 2, 1855 cartões do Programa Mães de Goiás em 12 municípios do Estado. As entregas acontecem em Adelândia, Americano do Brasil, Araguarças, Cristianópolis, Davinópolis, Ipameri, Palmelo, Santa Bárbara, São Luiz do Norte, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro e Urutaí.

As cidades estão no cronograma montado pela Seds para o retorno aos municípios já contemplados, com o objetivo de dar uma nova chance às beneficiárias que ainda não conseguiram retirar seus cartões no primeiro chamamento. Elas serão avisadas pelo número de telefone colocado no cadastro. Em algumas localidades, a secretaria conta com o apoio dos polos de atendimento das Organizações das Voluntárias de Goiás (OVG). 

Após essa etapa, a lista de beneficiárias será atualizada, com base no Cadastro Único do governo federal, para a inclusão de novas beneficiárias. 

“Não vamos deixar nenhuma criança em Goiás, que se encontra na primeira infância em condição de vulnerabilidade, sem esse apoio na fase mais importante do seu desenvolvimento”, afirma o secretário de desenvolvimento social, Wellington Matos. 

Programa Mães de Goiás 

Em pouco mais de um ano de vigência, o programa está presente em todos os 246 municípios goianos e atende mais de 104 mil mães de crianças, com idades entre 0 e 6 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade. 

O benefício corresponde a um valor mensal de R$ 250, que são depositados todo dia 10 na conta da mãe ou responsável pela criança. O dinheiro deve ser utilizado para compra de alimentos, medicamentos e gás nos estabelecimentos comerciais próximos de onde a família reside, gerando assim crescimento na economia local.