O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu sumariamente neste domingo (6) a situação de emergência nas cidades de Angra dos Reis e Petrópolis, no Rio de Janeiro, afetadas por chuvas intensas. Este reconhecimento permite que os municípios atingidos pelas chuvas intensas possam solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil nas áreas afetadas pelos temporais.
A chuva que atinge Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, desde a noite de sexta-feira (4) fez com que centenas de pessoas precisassem sair de casa, deixando quase 350 desalojados. Além disso, as chuvas também atingem a região serrana do estado, causando a interdição total de trecho da BR-116 e interdição parcial na BR-040, com casas sendo atingidas por quedas de barreiras em Petrópolis.
Segundo o ministério, as prefeituras agora podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, tais como compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal, e dormitório, entre outros. As portarias com o reconhecimento foram publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União” e assinadas pelo secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff Rodrigues.
Equipes da Prefeitura de Petrópolis estão intensificando o trabalho de desobstrução das ruas afetadas pelas chuvas, em colaboração com a atuação preventiva e emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses atingidas pelas fortes chuvas. O secretário da Defesa Civil Nacional se deslocou para o Rio de Janeiro neste domingo para coordenar presencialmente os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais.
Desta forma, o Governo Federal, DE, estende sua mão aos municípios de Angra dos Reis e Petrópolis, reconhecendo a situação de emergência e disponibilizando recursos para ajudar na recuperação das áreas afetadas pelas chuvas intensas. A colaboração e ação conjunta entre diferentes esferas de governo são fundamentais para mitigar os impactos das intempéries e garantir o apoio necessário à população afetada.