Governo incentiva conduta consciente em parque ambiental de Alto Paraíso

Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizaram uma ação no Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap), localizado no município de Alto Paraíso, para orientar turistas e guias a respeito de boas práticas de conduta na unidade de conservação. A campanha foi encerrada na última segunda-feira,01, feriado do Dia do Trabalhador.

A Semad lembrou que é proibido, por exemplo, fazer fogueira no interior do Peap, consumir bebida alcoólica, acampar, entrar com animais domésticos (à exceção de cão-guia), caçar e pescar. “Também explicamos que do Peap nada se leva, somente fotos e lembranças. Considera-se crime ambiental coletar plantas nativas ou capturar animais silvestres”, diz Mariana Moura, superintendente de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental (Sucra) da Semad.

Os servidores ressaltaram que todo o lixo deve ser trazido de volta dos atrativos, e que o jeito certo de o descartar é levá-lo para casa (mais aconselhável) ou depositá-lo nas lixeiras ao lado das tendas. Pede-se aos frequentadores que sempre permaneçam nas trilhas já existentes e não saiam delas para chegar ao destino final. “Para o bem-estar de todos, o Peap dispõe de banheiros químicos para os visitantes utilizarem”, completa Mariana.

Perfil

Durante a ação, a Semad também colheu dados para promover uma análise do perfil dos turistas que frequentam o parque, como já havia feito nos períodos entre os dias 06 e 10 de abril e 20 a 24 do mesmo mês. A secretaria vai empreender o mesmo esforço em julho e setembro.

O Peap é uma unidade de conservação criada a partir do decreto 9.712, de setembro de 2020. O objetivo de sua existência é garantir a preservação da área e sua beleza cênica, além de proteger o patrimônio ambiental do estado e do cerrado. O Peap tem área total de 5,6 mil hectares e localiza-se na zona rural do município de Alto Paraíso de Goiás, distante 420 quilômetros de Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp