Governo Junto de Você em Senador Canedo retoma iniciativa do Bazar Solidário

A 52ª edição do Governo Junto de Você (GJV) será entre os dias 27 e 30 de abril na cidade de Senador Canedo. O município que integra a Região Metropolitana de Goiânia receberá a estrutura do Governo de Goiás que conta com cerca de 40 parceiros e oferece, gratuitamente, quase 200 serviços à população.

Já foram realizadas 51 edições em 28 cidades goianas entre abril de 2013 e janeiro de 2017, somando o total de 3.369.854 atendimentos realizados. Agora, a expectativa é de aumento do número de pessoas atendidas.

O programa, de responsabilidade da Secretaria de Governo (Segov), retorna com uma grande novidade, o Bazar Solidário. A iniciativa é do secretário Tayrone Di Martino, que criou o projeto ainda enquanto vereador, e tem por objetivo assistir de mais uma maneira à população carente local, promovendo, assim, além de cidadania, atendimento de qualidade e comodidade, a solidariedade. Afinal, o que não é mais útil a nós pode ser de muita valia a outra pessoa.

Através de doações de pessoas físicas e jurídicas, o bazar será aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em alguma das peças. A arrecadação está voltada a roupas, calçados, acessórios e utensílios novos e seminovos.

“Todos podem doar e todos podem se beneficiar com as doações”, pontua a chefe de Gabinete, Vera Quixabeira. “Assim que a pessoa entrar na sala do Bazar, receberá uma ficha com a quantidade de peças que poderá pegar, assim teremos o controle de toda oferta e demanda. É bom ressaltar que a escolha do que levar livre e sem contrapartida”, explica.

A arrecadação já começou. Aqueles que têm interesse em contribuir com o projeto devem deixar suas doações até o dia 26, das 7 às 19 horas, com as servidoras Silbria ou Bárbara, na Segov.

Cronograma

Em maio, será a vez de Águas Lindas receber o Governo Junto de Você, de 11 a 14. Em junho, será a vez do Setor Nova Esperança, em Goiânia, de 8 a 11. Nos dias 6, 7 e 8 de julho, o programa aporta em Planaltina para contemplar seus 88 mil habitantes. Anápolis vai receber uma edição de 3 a 8 de agosto. Ainda em agosto, de 24 a 27, será a vez de Luziânia.

Nos dias 21 a 24 de setembro, Goiânia vai receber a segunda edição do ano. Valparaíso será sede do Governo Junto de Você, de 5 a 8 de outubro. Na sequência, Trindade, de 19 a 22 de outubro. Cidade Ocidental está agendada de 9 a 12 de novembro. E a agenda termina em Goiânia, de 7 a 10 de dezembro.

*Informações do Goiás Agora

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Brasileiro morre na Europa e família faz vaquinha para trazer corpo de volta ao Brasil

O baiano Filiphe Soares Braga, de 29 anos, faleceu na última sexta-feira, 18, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em Malta, no continente europeu.  Com isso, a família do gastrólogo tentar trazer o corpo dele de volta ao Brasil para que ele seja sepultado em Salvador. Para esse intuito, foi providenciada uma vaquinha virtual que pretende arrecadar R$ 60 mil.

Segundo os familiares, o jovem foi morar em Malta, país na Europa, com 500 mil habitantes, e tinha a vontade de conquistar novas chances de trabalho. Mas em 16 de agosto, Filiphe foi achado desacordado por um colega de apartamento. Ele chegou a ser levado para uma unidade de saúde, na qual ficou entubado por dois dias, e acabou não resistindo e a equipe médica confirmou a morte cerebral no dia 18.

O corpo do jovem foi liberado para a família, mas eles não possuem recursos para arcar com os custos e trazer ele de volta ao Brasil.

Ao portal G1 a prima de Filiphe, informou que o dinheiro arrecado será utilizado para contratar uma funerária da Europa, embalsamar o corpo e encaminhar a Bahia em uma urna hermeticamente fechada com as documentações necessárias. O Poder público do país de o prazo de até 31 de dezembro deste ano.

O Ministério das Relações Exteriores relatou que está a disposição para fornecer assistência aos familiares. A instituição não financia o translado de brasileiros mortos no exterior, mas oferece orientações gerais e cuida da expedição de documentos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp