Governo lança corrida e caminhada contra o câncer

O governador Marconi Perillo e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) Valéria Perillo lançaram na manhã desta terça-feira, dia 10, no Palácio das Esmeraldas, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa x Novembro Azul, que acontecerá em Goiânia nos dias 13, 14 e 15, com saída da Praça Cívica. O evento é coordenado pela Associação Comercial e Industrial do Estado (Acieg), com o apoio do Governo de Goiás.

Ao saudar os organizadores, Marconi afirmou que o governo apoia integralmente esse tipo de evento, especialmente por se tratar de um tema tão atual. O governador lembrou que ele próprio sofreu na pele problema do câncer de mama, uma vez que sua mãe, Maria Pires Perillo, mesmo tendo a preocupação de realizar exames periódicos, desenvolveu a doença. Por isso, lembrou, é importante que as mulheres façam a parte delas na prevenção do câncer de mama, até mesmo aprendendo elas mesmas a realizarem o autoexame. “A acomodação é o que mais mata”, assinalou.

O presidente da Acieg, Euclides Barbo Siqueira, agradeceu ao governador pelo apoio do governo estadual ao evento, que tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para a necessidade de exames preventivos para diagnosticar o câncer de mama nas mulheres e de próstata nos homens. “Estamos juntos nesta caminhada”, disse, ressaltando que esses dois tipos de câncer avançam a cada ano no Brasil e a incidência aumenta à proporção da mudança de faixa etária da população.

O coordenador da Corrida e Caminhada Outubro Rosa x Novembro Azul, Leopoldo Veiga, ressaltou que o apoio do governo foi “fundamental” para a operacionalização do projeto. “Essa é uma pauta tão importante e tão delicada”, argumentou, referindo-se à prevenção do câncer de mama e de próstata. Ele elogiou o governador por abrir as portas do Palácio das Esmeraldas para lançamento oficial do evento, numa demonstração clara de que o governo estadual prioriza as ações preventivas em prol da saúde da população.

As inscrições para a corrida e caminhada podem ser feitas ser feitas pelo link do site e custam R$ 70,00 + 2kg de alimentos não perecíveis. A corrida será dividida em três categorias: Cinco quilômetros (5 km), Dez quilômetros (10 km) e Caminhada (1 km).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Governadoria

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos