Governo Lula quer melhorar internet para mais pobres

A equipe de transição do governo Lula quer propor ao presidente eleito um programa para facilitar o acesso da internet para a população mais carente. A ideia é oferecer a tecnologia por uma cobrança simbólica mensal. A criação da modalidade foi um pedido do próprio petista para o eixo de Comunicação do grupo responsável pela avaliação da área. O projeto deve ser entregue a ele ainda neste domingo, 11.

 

“O presidente Lula pediu um ‘Luz para Todos’ para internet e, após diagnóstico do grupo de trabalho, chegamos à conclusão de que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço”, afirma coordenador do grupo de trabalho de Comunicação e ex-ministro das Comunicações e do Planejamento, Paulo Bernardo.

 

Criado em 2004, no primeiro mandato de Lula como presidente, o “Luz para Todos” democratizou o acesso à rede elétrica  com a expansão da infraestrutura necessária no País. O programa no estilo “bolsa internet” seria voltado para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Assim como o serviço de energia elétrica, a  conexão deve ter o custo reduzido. 

 

O feito deve ser alcançado por meio da desoneração de impostos sobre o serviço ou por meio de bônus que viriam com o Bolsa Família. A estimativa é que somente 20% da população brasileira tem internet de qualidade no Brasil, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Instituto Locomotiva relativo a novembro de 2021.

 

As organizações revelam que 90% dos usuários de internet das classes C, D e E  conseguem ter acesso somente à tecnologia 3G e 4G através de planos pré-pagos (58%) e planos controle (29%), que interrompem a conexão com o fim do limite contratado com a operadora de telefonia. O projeto deve incluir também investimento em infraestrutura para conectar zonas rurais e áreas remotas com banda larga e satélite, expansão de acesso nas escolas e adesão de pequenos provedores de banda larga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos