Última atualização 16/10/2018 | 14:54
Mesmo com o pedido do Ministério da Educação para adiar o horário de verão, o Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15), que o inicio do horário será mantido no dia 4 de novembro, data do primeiro dia da prova do Enem. Além disso, foi cancelado um novo adiamento.
O horário de verão normalmente começa em outubro mas, em virtude das eleições, foi adiado para novembro. Depois do reajuste da data, a mudança de horário ficou para o mesmo dia da primeira prova do Enem, o que fez o Ministério da educação pedir uma nova alteração pois, poderia atrasar grande quantidade de alunos. O governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário para o dia 18, mas não foi a decisão definitiva.
A negativa do Planalto ao pedido veio após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão.
Na época em que foi anunciado o adiamento para 18 de novembro, a medida foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a associação, a mudança da data acarretaria “sérias consequências” ao planejamento das operações e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando 3 milhões de passageiros.
Horário de Verão
No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.