Press "Enter" to skip to content

Governo monta estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade

Última atualização 22/06/2024 | 00:35

O canteiro de obras chama a atenção de quem passa no KM 10 da GO-060, a Rodovia da Fé, em Trindade. O governo estadual, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás, está montando a estrutura do tradicional Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), com apoio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

O espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos estará em funcionamento a partir do dia 28 de junho e a expectativa é que mais de 400 mil pessoas passem pelo local.

ESTRUTURA

Neste ano, a estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro terá piso de concreto, dando maior conforto e segurança, além de tornar o espaço mais limpo. Outra novidade será a disponibilização de conexão wi-fi.

A edificação contará, ainda, com banheiros contêineres, espaço para descanso e capela. O Centro de Apoio ao Romeiro funcionará 24 horas e servirá leite com canela, café, chá, água, pão com manteiga e pão com mortadela aos fiéis que seguem na romaria.

Espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos estará em funcionamento a partir do dia 28 de junho. Expectativa é que mais de 400 mil pessoas passem pelo local (Fotos: Aline Cabral)

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Trindade estará de plantão no Centro de Apoio, inclusive com médicos. Também serão ofertados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Todo o atendimento será gratuito.

O Centro de Apoio ao Romeiro conta ainda com uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que darão suporte com um grupamento de apoio, com ambulância e resgate de plantão dia e noite.

COLABORADORES, DOAÇÕES E PARCERIAS

Equipes de colaboradores e voluntários se dividirão em turnos na preparação e distribuição de lanches e demais atendimentos. Serão mais de 200 pessoas por dia no atendimento. Toda a assistência oferecida no espaço é fruto de parcerias com órgãos estaduais, entidades e empresas da iniciativa privada, que contribuem com a doação de serviços e produtos.

“É uma festa muito grande que representa toda a fé católica de um povo, não apenas de Goiás, mas no Brasil. Então, tudo está sendo preparado com muito cuidado e carinho”, frisa a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Nossa intenção é dar aos romeiros a possibilidade de refazer a sua força e sua energia para que cheguem bem ao Santuário”, finaliza.

ATENDIMENTO EM 2023

No ano passado, 430 mil pessoas passaram pelo Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade. O espaço, que conta com uma padaria própria, produziu 270 mil pães, 180 mil litros de café, 22 mil litros de leite com canela e prestou mais de sete mil atendimentos em saúde.