Press "Enter" to skip to content

Governo oferece oficinas gratuitas durante aniversário da cidade de Goiás

Última atualização 24/07/2023 | 17:11

Entre as ações do Governo do Estado que comemoram o aniversário da cidade de Goiás, o Colégio Tecnológico (Cotec) Goiandira Ayres do Couto, sob o comando da Secretaria da Retomada, oferece oficinas gratuitas de comidas vilaboenses e design de moda. Nesta segunda-feira, 24, os alunos que se interessaram pela culinária aprenderam duas iguarias tradicionais da antiga capital do estado: bolinho de arroz e empadão.

Para ensinar as receitas, o Cotec convidou dona Gracinha Fernandes, vilaboense famosa pela qualidade dos pratos tradicionais que comercializa há mais de 30 anos. “Foi uma honra esse convite. Eu acho que a culinária goiana é muito rica, a gente tem de repassar essas receitas antigas. E eu estou me aposentando”, conta a professora convidada.

Na turma de culinária desta segunda-feira, a jovem Letícia Nascimento busca garantir as tradições de sua cidade natal. “Eu gosto de cozinhar e vim para aperfeiçoar minha receita”, afirmou. O policial reformado Juvenci Rodrigues estava de olho nos temperos usados para fazer as carnes do empadão. “Quem sabe a gente abre uma vendinha mais pra frente, pra melhorar a renda”, planeja.

Nesta terça-feira ,25, o Cotec vai oferecer ainda oficina de pamonha. A aula será ministrada a partir das 8h e os interessados podem fazer a inscrição na hora no colégio, que fica no Largo do Chafariz. A oficina também será gratuita.

Moda

Cerca de 30 mulheres moradoras do distrito de Buenolândia, que fica no município de Goiás, participaram nesta segunda-feira da oficina de Design de Moda, também oferecida gratuitamente no Cotec pelo Governo de Goiás. Com o objetivo de transformar a confecção em uma atividade para gerar renda, as alunas estão inscritas também nos cursos de capacitação em Corte e Costura do Cotec.

“É uma opção para ter uma profissão na localidade onde a gente mora, além de servir pra nossa vida pessoal também. Porque no nosso distrito não tem costureira”, explica Franciele Teles, moradora de Buenolândia.

“Este governo acredita na capacidade do povo goiano de aprender uma profissão que gosta e melhorar de vida. Com os cursos profissionalizantes, estamos levando qualificação e renda para todo o estado”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.

Isso vai fechar em 0 segundos