A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu, entre os dias 21 e 23 de abril, pesquisa qualitativa e quantitativa sobre os visitantes do Parque Estadual dos Pirineus (PEP), localizado em Pirenópolis.
“Quanto mais informação a gente tiver, mais estaremos aptos a corresponder às expectativas de quem visita o parque”, afirma José Divino Júnior, chefe da unidade de conservação. “Conhecer o perfil das pessoas também vai nos ajudar a desenvolver mais ações de preservação”, completa.
A coleta de dados aconteceu com o apoio de um grupo de voluntários que se cadastrou no site da Semad. De modo geral, são pessoas da comunidade que fazem questão de ajudar a cuidar do PEP.
No sábado, o parque também recebeu a visita de cerca de 60 crianças para tomar lições sobre educação ambiental. A ação foi organizada em parceria com a Unievangélica.
A ação foi idealizada por um grupo de trabalho específico, criado dentro do Conselho Executivo da Semad, que trata sobre as ações de voluntariado no Parque Estadual dos Pirineus.
Parque Estadual dos Pirineus
O Pep foi criado em 1987 e localiza-se nos municípios de Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás e Corumbá de Goiás. O objetivo de sua existência é garantir a preservação da fauna, da flora e dos mananciais existentes na região, protegendo sítios naturais.
O local é um dos divisores das Bacias do Tocantins e Paraná. Além disso, dentro da área do parque está localizado o segundo maciço mais alto do Estado de Goiás, o Pico dos Pireneus. O parque também possui diversos córregos que nascem no alto da Serra dos Pireneus, formando o Rio das Almas e o Rio Corumbá, que abastecem diversas comunidades da região.