Foi prorrogado pelo Governo o período para emissão da nova carteira de identidade nacional. O novo prazo, que encerrava este mês, foi estabelecido para novembro deste ano. Goiás e mais dez estados já cumpriram a data e estão aptos a emitirem o novo documento.
Até agora, 200 mil pessoas já emitiram a carteira nacional e 175 mil fizeram o download da versão digital através do aplicativo GOV.BR. A mudança do documento foi pensada como forma de substituir as carteiras de identidade com número de Registro Geral, que podia ser emitida em qualquer estado do país aumentando o número de fraudes.
A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo país, assim como o formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças, 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos e prazo de validade indeterminado para quem tem mais de 60 anos. Os idosos também têm a opção de não mudar o documento.
Outra novidade é que o documento será aceito internacional, contando com o código MRZ (Machine Readable Zone). O número é o mesmo emitido em passaportes.
Onze estados já estão aptos a emitir o novo formato da Carteira de Identidade. São eles: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Como emitir o RG Nacional?
A nova carteira de identidade pode ser emitida em quatro cidades de Goiás: Cavalcante, Goiânia (Vapt-Vupt da Praça Cívica, Anápolis (Anashopping) e Alexânia (Posto da Prefeitura).
O novo documento deve constar informações sobre o estado onde foi emitido e da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Além disso, o documento conta com dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade e validade.