Governo quer acabar com as Farmácias populares

O programa Farmácia Popular criado durante o governo PT pode estar chegando ao fim. A atual gestão do planalto estuda fechar as unidades próprias, alegando que o modelo é dispensável e pouco eficaz.

Segundo uma matéria do Estadão, o Governo irá acabar com as unidades próprias, aquelas mantidas com recursos do Ministério da Saúde em parceria com Estados e municípios, para assim manter apenas a rede de farmácias particulares credenciadas.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Atualmente 423 unidades em 24 municípios são mantidas. No ano passado a manutenção do sistema custou R$ 90 milhões dos cofres públicos. Entretanto apenas

LEIA TAMBÉM

• Saiba como estão as investigações sobre o jovem que matou ex-sogro, em Goiânia• Vídeo: Jovem que matou ex-sogro em farmácia é preso, em Goiânia• Homem que matou ex-sogro em Goiânia pode se entregar a qualquer momento

Apenas R$ 12 milhões envolveram efetivamente a compra de remédios.

A discussão para o fim das unidades começou a ser feita há alguns meses. A decisão final ainda não foi tomada porque não há acordo entre os secretários municipais de saúde. A principal dúvida está sobre o que será feito com a demanda atualmente existente.

Uma reunião estava prevista para ser realizada nesta quinta (23). Entretanto diante da falta de consenso, a discussão será retomada no próximo mês.

Tags: