Governo realiza diversos eventos de incentivo à vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) irá realizar, ao longo desta semana, uma série de eventos de incentivo à vacinação. Nesta terça-feira, 26, às 16 horas, a equipe de imunização da SES e o Zé Gotinha (símbolo da vacinação) se reúnem em frente o Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia, para gravação de um vídeo com a parceria do DJ de eletrofunk, Jiraya Uai.

O músico, que recebeu o título de Embaixador das Crianças pela Assembleia Legislativa de Goiás, irá auxiliar na divulgação da Campanha de Multivacinação, incentivando pais, crianças e adolescentes a atualizarem a caderneta de vacinação.

Na quarta-feira, 27, às 16 horas, o secretário de Saúde, Sérgio Vencio, recebe autoridades no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, para a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal.

A ação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) tem o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças controladas ou erradicadas.

O governador já havia assinado o documento durante o Congresso Nacional do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), em agosto. Agora, representantes do CNMP, Ministério Público Estadual (MPGO), Saneago, Equatorial Energia Goiás e outras entidades irão assinar o Pacto, comprometendo-se a auxiliar na retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território goiano.

CONSCIENTIZAÇÃO E INCENTIVO À VACINAÇÃO

Na sexta-feira, 29, a SES, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realiza uma ação de conscientização com uma volta do Zé Gotinha pela capital em um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).

A concentração será às 9 horas, em frente o prédio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), na Avenida 136. O percurso irá passar por Avenidas como 85, T-55, T-3, T-10, Araguaia, Goiás, Tocantins, Assis Chateaubriand, Portugal e Anhanguera, com parada na Creche Cantinho Feliz, na Avenida 24 de Outubro, Setor dos Funcionários e retorno à sede da Suvisa.

Já no sábado ,30/09, às 9 horas, ocorre a abertura oficial da Campanha Estadual de Multivacinação 2023, para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até 15 anos. Serão 18 imunizantes disponíveis nos mais de 900 postos de vacinação do estado.

A abertura será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS)  Jardim Olímpico, em Aparecida de Goiânia. A campanha segue até o dia 14 de outubro, com dia D previsto para o dia 07 de outubro.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Goiás realiza diversos eventos para incentivar a vacinação
Quando: Dias 26, 27, 29 e 30 de setembro

26 de setembro, às 16h
Assunto: Gravação de vídeo parceria entre equipe da SES, Zé Gotinha e o DJ de eletrofunk Jiraya Uai
Onde: Palácio das Esmeraldas, Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia

27 de setembro, às 16h
Assunto: Assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Onde: Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, R. 82, 400 – St. Central, Goiânia

29 de setembro, às 9h
Assunto: Passeata do Zé Gotinha no caminhão do Corpo de Bombeiros
Onde: Saída pela Av. 136 (Suvisa) até a Creche Cantinho Feliz, na Avenida 24 de Outubro, Número 454, Setor dos Funcionários, Goiânia e retorno para a Suvisa.

30 de setembro, às 9h
Assunto: Abertura oficial da Campanha Estadual de Multivacinação 2023
Onde: UBS Jardim Olímpico, Rua Monte Carlo, Qd. 28, Lt. 00, Jardim Olímpico – Aparecida de Goiânia

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp