Governo transfere capital para a cidade de Goiás entre os dias 24 e 26 de julho

Seguindo um protocolo que já é tradição, o governador José Eliton transfere na próxima terça-feira (24), os Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário do Estado, de Goiânia, para a cidade de Goiás, que foi capital oficial até 1933. Durante período de 24 e 26 de julho, a antiga capital goiana se transforma em capital simbólica do Estado, em homenagem ao aniversário da cidade de Goiás, comemorado na próxima quinta-feira (26).

José Eliton vai comandar uma extensa agenda durante os três dias. Na terça-feira (24), às 18 horas, haverá a solenidade de instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entrega da Comenda de Ordem do Mérito Anhanguera, na Praça do Chafariz. A partir das 20h, shows do Trio Parada Dura e Cantores Goianos animarão a noite, em comemoração aos 291 anos da cidade de Goiás, na Praça de Eventos “Dr. Boadyr Veloso”.

Na quarta-feira, 25, ele inicia a programação do dia participando do Culto Ecumênico pelo aniversário da cidade, às 7h30. Em seguida, visita o Mercado Municipal e, depois, vistoria as obras do programa Goiás na Frente.

Às 9h, o governador e sua comitiva visitam o Fórum da Cidade, no Setor Aeroporto, e depois realizam a instalação do Ministério Público, na sede do órgão, ao lado do Palácio Conde dos Arcos. No fim da manhã, José Eliton fará uma visita ao Bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen, da Diocese de Goiás.

No período da tarde, às 14h, José Eliton se reúne com prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho e Araguaia (CISRIVA), do Consórcio Público Intermunicipal Serra Dourada de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental de Goiás (Consed-GO), do Caminho de Cora e de 13 Polos Regionais Estratégicos, na Prefeitura Municipal.

Logo depois, às 15h, acompanhado de várias autoridades, visita a Loja Maçônica União e Justiça, na Vila Santa Júlia. Em seguida, entrega a Comenda da Ordem do Mérito Cora Coralina a Prefeitas Municipais de cidade goianas, no Quintal do Museu da Casa de Cora Coralina.

À noite, será celebrada uma missa em ação de graças aos 291 anos da cidade de Goiás, na Igreja Matriz de Sant’ana. A programação do dia termina com o corte do bolo de aniversário, na Praça do Coreto.

No terceiro e último dia da transferência da capital, o governador José Eliton encerra a programação com visitas ao Hospital São Pedro de Alcântara e o Centro de Referência em Hemodiálise.

Confira a programação completa do governo na Cidade De Goiás.

 

24/7 – TERÇA-FEIRA

18h00 – Instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera – Praça do Chafariz.

20h00- Show com o “Trio Parada Dura” e Cantores Goianos em Comemoração aos 291 anos da Cidade de Goiás – Praça de Eventos “Dr. Boadyr Veloso”.

 

25/7 – QUARTA-FEIRA

7h30 – Culto Ecumênico pelos 291 anos da Cidade de Goiás; Visita – Mercado Municipal e Visita as Obras do Programa “Goiás na Frente”.

9h00 – Visita ao Fórum – Rua 3, Qd. 7, Lt. 1 – Setor Aeroporto.

10h00 – Instalação do Ministério Público – Sede do Ministério Público (ao lado do Palácio Conde dos Arcos).

11h00 – Visita ao Bispo Diocesano Dom Eugênio Rixen – Diocese de Goiás – Rua Joaquim Rodrigues – Centro.

15h00 – Visita a Loja Maçônica União e Justiça – Av. Hermógenes Coelho, Qd.9, Lt.05 – Vila Santa Júlia.

17h00 – Reunião com Prefeitos membros do CISRIVA, CONSED, Caminho de Cora e de 13 Polos Regionais Estratégicos – Prefeitura Municipal.

17h00 – Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cora Coralina a Prefeitas Municipais do Estado de Goiás – Quintal do Museu da Casa de Cora Coralina.

19h00 – Missa em ação de Graças pelos 291 anos da Cidade de Goiás – Igreja Matriz. de Sant’ana.

20h00 – Corte do Bolo de Aniversário – Praça do Coreto.

 

26/7 – QUINTA-FEIRA

8h00 – Visita ao Hospital São Pedro de Alcântara e Visita ao Centro de Referência de Hemodiálise.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp