O Governo de Goiás, por meio A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), comunicou que a partir do dia dois de outubro que os órgãos do Poder Executivo não utilizarão mais papeis. Os documentos passarão a circular exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Por meio dele, memorandos, ofícios, portarias e outros processos serão 100% digitais.
“Esse projeto é para nós, servidores, mas também para toda a sociedade, que ganhará em agilidade, transparência e segurança”, disse o chefe de gabinete da Segplan, Rogério Santana, durante reunião de lançamento da terceira e última etapa da implantação do SEI, na tarde desta quarta-feira (13/9), no Palácio Pedro Ludovico. De acordo com Santana, o SEI é um projeto de Estado e não de governo, pois será perene. “Estamos dando um salto imenso na gestão pública”, ressaltou.
A reunião desta quarta-feira teve foco nos superintendentes de Gestão, Planejamento e Finanças e correspondentes dos órgãos públicos. A proposta foi repassar diretrizes para que, a partir de outubro, os documentos possam ser elaborados e assinados dentro do SEI. Dessa forma, o gestor poderá assinar todos os documentos remotamente, o que representará mais rapidez na tramitação e também economia no uso de papel e impressoras.
De acordo com a gerente de Articulação de Gestão e Cooperação Técnica, da Superintendência de Modernização Institucional da Segplan, Roberta Rodrigues Costa, que coordena a implantação do SEI juntamente com a Superintendência Central de Tecnologia da Informação e Núcleo de Suprimentos, Logística e Frotas, nesta fase final de implantação da ferramenta é importante que todos os órgãos colaborem na disseminação interna de orientações e procedimentos, de forma que os problemas advindos da mudança sejam minimizados.
A Segplan informou que aproximadamente 300 pessoas com a atribuição de replicar o conhecimento nos Órgãos e Entidades foram treinados. Além disso, os servidores têm também a opção de realizar o treinamento online.