Press "Enter" to skip to content

Governo vai distribuir 7,5 bilhões de seu lucro do FGTS aos trabalhadores

O Conselho Curador do FGTS se reuniu nesta terça-feira, dia 11, para autorizar a distribuição de parte do seu lucro de 2019 com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, entre os trabalhadores. Esse valor chega a 7 bilhões e meio de reais.

Até o fim do mês, a Caixa Econômica Federal deve efetuar o crédito nas contas do FGTS, de maneira proporcional ao saldo dos cotistas. O governo fará a distribuição de modo que os trabalhadores tenham um ganho acima da inflação e da poupança.

As contas do FGTS são normalmente remuneradas em 3% ao ano, com acréscimo da Taxa Referencial, que está atualmente zerada. Esse lucro já supera outros tipos de aplicação, diante da queda da taxa de juros básica, a Selic, que está em 2% ao ano.

O rendimento do FGTS superou os 6% no ano passado, com distribuição de lucros. Neste ano será menor. Na distribuição de 2020, serão beneficiados todos os cotistas com saldo na conta vinculada em 31 de dezembro de 2019.

O saque emergencial das contas ativas e inativas neste segundo semestre, autorizado no ano passado pelo Ministério da Economia, para estimular o mercado, ajudou a reduzir as disponibilidades do FGTS. Vale lembrar que 100% de todo o saldo positivo do FGTS de 2018 já foi distribuído pelo governo.