Ofertar serviços mais ágeis, desburocratizados e com eficiência à população de todo o Estado. Esses são alguns dos benefícios da nova plataforma virtual de serviços públicos integrados do Estado de Goiás, segundo o vice-governador Lincoln Tejota. Ele participou, nesta segunda-feira (17/05), ao lado do governador Ronaldo Caiado, do lançamento do Programa Expresso, que visa democratizar o acesso dos goianos aos serviços públicos, por meio da ampliação dos canais de atendimento aos cidadãos, com a disponibilidade de aproximadamente 70 serviços totalmente digitais.
“Um Estado presente na vida de um cidadão sempre foi um desafio, assim como fazer com que o cidadão sinta que o governo está trabalhando para alcançar cada pessoa. Um processo de digitalização de serviços que funciona bem é um serviço inclusivo. Desde o começo da nossa gestão, queremos um governo 5.0, um governo acessível”, destacou Lincoln em seu discurso. De acordo com o vice-governador, a digitalização proporciona facilidade na prestação de serviço para o cidadão, mas, também, ajuda a combater a burocracia e aproximar as pessoas. “Nós estamos construindo um governo mais próximo da população”, garantiu.
Programa Expresso
O Expresso desponta como parte do processo de transformação para integrar os serviços do Estado de forma digital, unindo servidor, serviço e usuário de forma ágil e facilitada. Serão disponibilizados serviços como emissão de segunda via de conta da Saneago, de boletos do Ipasgo, de guia de trânsito animal e de certidão negativa de débitos da Receita Estadual.
A abertura direta de reclamação junto ao Procon-GO e o licenciamento anual de veículos junto ao Detran-GO também estão disponíveis no Expresso. Em Goiânia, foram ativados 22 totens, instalados nas estruturas físicas do Vapt Vupt ou em outras localidades públicas. O projeto prevê a instalação de 116 totens no total, contemplando municípios do interior.
O programa de inclusão digital integra o programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador Lincoln Tejota.