Gracinha Caiado prestigia abertura do 1º Festival da Mandioca

A primeira-dama Gracinha Caiado participou na manhã deste sábado,15, em Bela Vista de Goiás, cidade distante 45 km da capital, da abertura do 1º Festival da Mandioca. Com apoio do Governo de Goiás, o evento realizado pela administração municipal ocorre entre os dias 21 e 23 deste mês, tendo as atividades iniciadas neste sábado com a presença de Gracinha e da prefeita Nárcia Kelly.

No evento, a primeira-dama, que também é coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), destacou o papel do alimento dentro da agricultura goiana, tanto para a economia do Estado quanto para a área social. “A cadeia produtiva da mandioca significa comida de qualidade no prato dos brasileiros”, resumiu.

Um dos programas do Goiás Social destacados por Gracinha, durante discurso, é o projeto da cerveja produzida a partir da fécula da mandioca, que já contribuiu para que pequenos produtores rurais em todas as regiões do Estado pudessem comercializar, desde 2021, 3,6 mil toneladas da raiz, sendo 800 apenas em Bela Vista.

“No nosso Goiás Social temos este projeto tão importante, e aqui em Bela Vista foi onde ele mais deu certo”, afirmou. Outro projeto citado por Gracinha foi o Crédito Social, que beneficiou cerca de 5 mil produtores rurais que participaram de cursos de capacitação e receberam recursos para começarem a produzir em suas terras.

A primeira-dama também fez questão de falar da importância do agro para o Estado, destacando a trajetória dela e do governador Ronaldo Caiado no setor. “Nós temos o agro como o esteio forte da nossa economia e Goiás como protagonista no Brasil e no mundo. Como governador, Ronaldo Caiado não abre mão de suas raízes e, por isso, seguiu investindo no agro, dando apoio e especial atenção aos pequenos produtores rurais”, afirmou.

Festival da Mandioca

O Primeiro Festival da Mandioca acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril em Bela Vista de Goiás. Além da gastronomia deliciosa, com pratos à base de mandioca, o evento terá atrações para todas as idades, como oficinas gastronômicas e apresentações musicais.

É a primeira vez que o município, maior produtor de mandioca do Estado, realiza o festival. O principal objetivo é explorar o grande potencial turístico da cidade, que está inserida no Mapa do Turismo Goiano, fazendo parte da Região de Negócios e Tradições.

Para a prefeita Nárcia Kelly, a mandioca representa a valorização da mulher e do homem que trabalham no campo para trazer sustento para suas casas. A gestora destaca a parceria com o Governo de Goiás como um fator fundamental para o sucesso da produção da raiz no município.

Temos hoje um governo que sabe valorizar o agro. Ronaldo Caiado é um homem visionário que incentivou a produção da mandioca em todo o Estado, mas especialmente em Bela Vista”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos