Gracinha e Caiado apontam parceria entre municípios para assistência social

Para fortalecer as parcerias do Estado com os municípios e estimular a política de assistência social em Goiás, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, presidiu nesta quarta-feira (03/04), acompanhada do governador Ronaldo Caiado, o 3º Encontro de Primeiras-damas de Goiás. Centenas de lideranças municipais participaram do evento, no Espaço Dois Ipês, no Clube Jaó, em Goiânia.

“Hoje, estado e prefeituras são parceiros em várias áreas e seguimos dando exemplo e mostrando o poder de trabalho com foco em resultados e na emancipação de quem está em situação de vulnerabilidade. Com apoio de vocês e todos os poderes constituídos colocamos Goiás no topo”, garantiu Gracinha Caiado, lembrando pesquisas nacionais que mostram que o Estado é o segundo no país que mais reduziu o índice de pobreza.

Ao citar números do setor social, como 160 mil pessoas beneficiadas no Mães de Goiás e 53 mil famílias, no Aluguel Social, a primeira-dama afirmou que os dados mostram o resultado de um trabalho feito com os gestores municipais, independente de sigla partidária. “É a prova de que o Goiás Social funciona, que mudou a história socioassistencial do Estado, com transformações reais na vida de muitas pessoas, gerando emprego e oportunidades como não acontecia há muito tempo”, disse Gracinha Caiado.

A edição de 2024 do encontro repetiu o sucesso do ano passado, com a participação de mais de mil pessoas, entre primeiras-damas, prefeitas, prefeitos, gestores e trabalhadores de assistência social de 200 municípios. A parceria foi ressaltada pelos representantes das cidades. “Isso permite que os benefícios cheguem a todos as pessoas, sem distinção, levando o que há de melhor à nossa população”, destacou Flávia Rios, primeira-dama de Aragoiânia.

“Temos uma gestão que é instrumento de transformação de vidas. Éramos órfãos do Estado de Goiás e depois que o governador chegou junto com Gracinha Caiado, temos tido bastante atenção. Os dois juntos levam dignidade, esperança e oportunidade de dias melhores”, garantiu a prefeita de São João d’Aliança, Débora Domingues.

O encontro é uma forma de celebrar o trabalho promovido na área social por meio da Gerência Social, grupo criado no âmbito da OVG para desenvolver uma série de serviços e produtos junto aos municípios. “Essa unidade que construímos, discutindo política social e de inclusão social, oportuniza dignidade e autossuficiência às pessoas. Estamos combatendo e trabalhando para superar situações de precariedade, não só oferecendo um cartão, mas ferramentas para que possam ampliar sua renda. É isso que faz com que Goiás melhore seus índices e ofereça mais qualidade de vida”, destacou o governador Ronaldo Caiado.

O vice-governador Daniel Vilela reforçou que o trabalho do Estado em parceria com os municípios é fundamental para ampliar os instrumentos de assistência em todo o território goiano. “Há muito tempo não se via uma primeira-dama tão atuante, tão dedicada nessa integração, nessa interlocução com os municípios. Goiás, hoje, conta com a maior rede de proteção social do Brasil”, afirmou.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, lembrou que desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o Gabinete de Políticas Sociais, a OVG e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) estabeleceram um contato direto com primeiras-damas e gestores sociais de todos os 246 municípios de Goiás. “Estamos aprimorando nossas capacitações, contribuindo com os municípios na gestão social de um modo geral. Quanto mais forte for a nossa parceria, mais pessoas serão beneficiadas ”, reforçou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp