Última atualização 08/11/2024 | 15:14
A Academia de Gravação dos Estados Unidos divulgou, nesta sexta-feira, 8, a lista oficial dos indicados ao Grammy 2025. A 67ª edição da maior premiação da música está marcada para ocorrer no dia 2 de fevereiro de 2025, em Los Angeles. Grandes nomes da indústria como Beyoncé, Taylor Swift, Billie Eilish e Charli XCX estão entre os indicados em várias categorias, consolidando seu impacto no cenário musical global.
Anitta, representando o Brasil, conseguiu uma importante indicação com seu álbum “Funk Generation”, concorrendo na categoria de Melhor Álbum Pop Latino. Esta é a segunda vez que a cantora brasileira é indicada ao Grammy. Em 2023, ela concorreu como Artista Revelação, mas o prêmio acabou nas mãos da cantora de jazz Samara Joy. Além de Anitta, outros brasileiros também estão na disputa: Hamilton de Holanda e Eliane Elias foram indicados na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino.
Destaques nas Principais Categorias
Beyoncé lidera a lista de indicações com 11 nomeações, destacando-se nas categorias Gravação do Ano e Música do Ano com “Texas Hold ’Em”. Taylor Swift e Post Malone também são destaques com a faixa colaborativa “Fortnight”. Entre os competidores de Gravação do Ano, estão nomes icônicos como The Beatles, com “Now and Then”, e Kendrick Lamar, com “Not Like Us”.
Na categoria Álbum do Ano, disputam artistas como André 3000 com “New Blue Sun”, Billie Eilish com “Hit Me Hard and Soft”, e Taylor Swift com “The Tortured Poets Department”. Beyoncé também marca presença com seu álbum “Cowboy Carter”.
Indicações de Artista Revelação e Outros Gêneros
Sabrina Carpenter é uma das favoritas na categoria Artista Revelação, concorrendo com nomes emergentes como Doechii, Khruangbin, e RAYE. Já no rap, Eminem, Future e Kendrick Lamar se destacam com indicações tanto para Melhor Álbum quanto para Melhor Performance de Rap. Na categoria Melhor Álbum de Rap, Eminem concorre com “The Death of Slim Shady (Coup de Grâce)”, enquanto J. Cole está na disputa com “Might Delete Later”.
No universo da música latina, além de Anitta, Shakira e Luis Fonsi também estão na corrida pelo prêmio de Melhor Álbum Pop Latino. Já na categoria de Melhor Performance Pop Solo, Sabrina Carpenter, Beyoncé e Billie Eilish se enfrentam com suas faixas de sucesso.
Confira Alguns dos Principais Indicados:
Álbum do Ano
- André 3000 – New Blue Sun
- Beyoncé – Cowboy Carter
- Taylor Swift – The Tortured Poets Department
- Billie Eilish – Hit Me Hard and Soft
- Chappell Roan – The Rise and Fall of a Midwest Princess
Gravação do Ano
- The Beatles – “Now and Then”
- Beyoncé – “Texas Hold ’Em”
- Taylor Swift Featuring Post Malone – “Fortnight”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
- Charli XCX – “360”
Música do Ano
- Taylor Swift Featuring Post Malone – “Fortnight”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Lady Gaga & Bruno Mars – “Die With a Smile”
- Beyoncé – “Texas Hold ’Em”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
Artista Revelação
- Sabrina Carpenter
- Doechii
- Shaboozey
- RAYE
- Khruangbin
Melhor Álbum Pop Latino
- Anitta – Funk Generation
- Shakira – Las Mujeres Ya No Lloran
- Luis Fonsi – El Viaje
- Kany García – García
- Kali Uchis – Orquídeas
Melhor Performance Pop Solo
- Beyoncé – “Bodyguard”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Charli XCX – “Apple”
- Sabrina Carpenter – “Espresso”