Press "Enter" to skip to content

Grammy Awards, principal premiação da música, acontece neste domingo, 3

Última atualização 03/04/2022 | 16:06

Neste domingo (3), às 21h, acontece o Grammy Awards de 2022. Com organização da Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação, a cerimônia ocorre no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Para o evento deste ano, configurando a 64ª edição da história, a cantora pop Olivia Rodrigo é a grande favorita nas principais categorias da noite. O artista com mais indicações é Jon Batiste, com 11. Doja Cat, H.E.R. e Justin Bieber possuem oito cada.

Os indicados ao Grammy 2022

O Grammy é uma das quatro principais premiações do entretenimento dos Estados Unidos. O Oscar, no campo do cinema, foi quem abriu a temporada em março. Agora, é a vez do Grammy, na música, sendo que o Tony Awards (teatro) será em junho, e o Emmy (televisão) ocorrerá em setembro.

No total, são 86 categorias. A quantidade é alta porque as premiações possuem divisão por gêneros musicais, como pop, rock, country, música latina e até infantis. Além disso, existem categorias de trilha sonora, filmes musicais e as mais gerais, como Álbum do Ano e Canção do Ano.

Olivia Rodrigo é a favorita em Canção do Ano e Gravação do Ano, ambas pela faixa “drivers license”, e Artista Revelação. Seu disco “Sour” também está no páreo de Álbum do Ano, mas a competitividade está alta com “Happier Than Ever”, de Billie Eilish. Além disso, “drivers license” também pode levar como Melhor Performance Pop Solo.

Entre os brasileiros, Eliane Elias briga pela categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino por seu disco “Mirror Mirror”. Ludmilla e Anitta aparecem em Melhor Álbum de Dance/Eletrônica, mas apenas como colaboradoras de Major Lazer em seu disco “Music Is The Weapon (Reloaded)”. Confira a lista completa dos indicados por aqui.

Além das premiações, a noite terá muitos shows. Aymée Nuviola, BTS, Ben Platt, Billie Eilish, Billy Strings, Brandi Carlile, Brothers Osborne, Carrie Underwood, Chris Stapleton, Cynthia Erivo, Daniel Caesar, Giveon, H.E.R., J Balvin, Jack Harlow, John Legend, Jon Batiste, Justin Bieber, Lady Gaga, Leslie Odom Jr., Lil Nas X, María Becerra, Maverick City Music, NasT, Olivia Rodrigo, Rachel Zegler e Silk Sonic se apresentarão.