A Polícia Militar (PM) encontrou na manhã desta quinta-feira, 23, uma granada em frente a um condomínio residencial, na Rua do Príncipe Regente, no Jardim Imperial, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Segundo a corporação, o objeto, que foi localizado por uma pessoa que transitava pela rua, já foi desativado.
Uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o esquadrão anti-bombas fez a explosão da granada. Foram ao menos cinco agentes atuando na detonação. Foi feito a leitura da granada por meio de raio-x para saber se havia carga explosiva. Depois disso, ela foi colocada dentro de um buraco no solo e fez a contra carga para explosão segura.
A uma rádio local, o subcomandante do Bope, capitão João Júnior, afirmou que a granada é militar e tem alto poder destrutivo. “É um artefato defensivo antigo que tem alto poder de destruição. A origem e o motivo dele ter sido abandonado naquele lugar ainda é desconhecido”, disse. Ele também explicou como é feita a desativação da granada.
“A área toda foi isolada para neutralização do artefato. Nós faremos a leitura da granada por meio de um raio-X para identificar se ela ainda tem carga explosiva. Depois faremos a remoção dela para um lugar seguro. Ela será colocada em um buraco e, com contrapeso, faremos uma explosão dela”.
Assista o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)