Grande temporal na Zona da Mata: granizo e vendaval provocam estragos em Antônio Carlos, Viçosa e Ubá – Diário do Estado

Diário do Estado: Granizo destrói telhados, e vendaval destelha casas e arranca cobertura de posto de combustíveis

Chuva forte atingiu diversas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, como Antônio Carlos, Viçosa e Ubá, na tarde desta terça-feira (17). Felizmente, não há informações sobre vítimas decorrentes do temporal que passou pela região, mas os estragos foram consideráveis.

Um temporal que atingiu a região deixou um rastro de destruição em cidades como Antônio Carlos, onde o granizo devastou telhados e plantações. Infelizmente, de acordo com o Diário do Estado, não há estação meteorológica no local para precisar o acumulado de chuva no município. Apesar disso, o corpo de bombeiros local não foi acionado para nenhuma ocorrência relacionada à chuva.

Em Viçosa, a situação foi alarmante devido ao vendaval que provocou o destelhamento de casas, a queda de árvores e a arrancada da cobertura de um posto de combustíveis no Bairro Silvestre. Felizmente, os danos foram materiais, com um carro e uma moto atingidos, mas sem vítimas. Segundo dados do Inmet, foram registrados cerca de 17 milímetros de chuva e rajadas de vento de 33km/h na estação climatológica da cidade.

Até o início da noite, foram registradas menos seis ocorrências devido à chuva nas últimas horas em Viçosa. Em Ubá, outra cidade atingida pelo temporal, a aproximadamente 60km de Viçosa, também houve vendaval com queda de estruturas de telhado. Até o momento, não há informações sobre ocorrências graves na região.

O Diário do Estado tem acompanhado de perto os estragos causados pelo temporal na região, provendo informações precisas e atualizadas sobre a situação. A população e autoridades locais devem ficar atentas e tomar as medidas necessárias para lidar com os danos causados pela chuva e ventos fortes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Monte Verde em Minas Gerais conquista classificação A no Mapa do Turismo, garantindo prioridade em investimentos do governo.

Monte Verde retorna à classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal, garantindo prioridade ao receber investimentos turísticos do governo. O distrito de Camanducaia, agora com o título, recebe prioridade em investimentos do Ministério do Turismo.

Monte Verde, localizado em Minas Gerais, conquistou novamente a classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal. Essa posição beneficia o distrito na destinação de recursos para o desenvolvimento do turismo local.

Para obter a classificação A, Monte Verde precisou seguir critérios estabelecidos, como a presença de uma secretaria de Turismo, um conselho ativo de turismo e um Fundo Municipal de Turismo. Além disso, o local deve gerar vagas de emprego no setor de turismo, o que é avaliado pelo Caged.

Com essa classificação, Monte Verde passa a ter prioridade em investimentos do Ministério do Turismo, o que permite captar recursos e investir em melhorias para o destino turístico.

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, conhecido no Sul de Minas como um destino turístico popular especialmente durante o inverno e também no Natal. O ‘Natal nas Montanhas’ se tornou uma segunda temporada para o distrito, atraindo um bom fluxo turístico.

Além de Monte Verde, Poços de Caldas e São Lourenço também receberam a classificação A no Mapa do Turismo do Governo Federal. Essa classificação é importante para impulsionar o turismo nessas regiões e atrair mais visitantes.

O secretário de Turismo de Camanducaia, Bruno Rosa, destaca a importância da classificação para o distrito: “Isso nos dá a possibilidade de melhorar no critério de desempate com outros municípios e ter mais chances de captar recursos para investimentos no turismo local”.

Com essa conquista, Monte Verde se destaca como um destino turístico de destaque na região, atraindo visitantes em diferentes épocas do ano e contribuindo para o desenvolvimento econômico da comunidade local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp