Três jogadores brasileiros se envolveram em um grave acidente de carro no domingo (28), no distrito de Płowce, na Polônia. No carro estavam o volante Kayo Lopes, o atacante Brendon Pereira, do BKS Sparta Brodnica, da 5ª divisão da Polônia, e o zagueiro Pedro Guilherme, ex-jogador do mesmo clube, que dirigia no momento do acidente.
O veículo saiu da pista, capotou algumas vezes e colidiu contra uma árvore. Kayo, natural de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, foi a vítima mais grave do acidente. Ele passou por uma cirurgia delicada na coluna cervical e permanece internado na UTI, estável, sedado e sob cuidados intensivos.
Pedro Guilherme e Brendon Pereira sofreram apenas ferimentos leves. Eles receberam atendimento médico e tiveram alta em seguida. O atacante Brendon, natural de Barra Mansa, relatou o drama vivido após o acidente:
“A gente foi no aeroporto deixar o pai do Pedro, que tinha vindo visitar. Na volta, o carro saiu da pista, bateu numa vala, capotou algumas vezes e depois atingiu uma árvore. Eu e o Pedro tivemos ferimentos leves e já recebemos alta. O Kayo teve uma lesão grave na coluna e precisou passar por uma cirurgia muito séria na cervical. Graças a Deus a operação foi bem-sucedida, mas agora ele precisa descansar. Estamos nos mobilizando para trazer a família dele ao país e dar todo o suporte nesse momento difícil”, disse Brendon.
A mãe de Kayo, Michele da Silva, segue recebendo notícias sobre o filho diariamente, através da ajuda de Brendon e de profissionais do BKS Sparta Brodnica. Segundo Michele, Kayo está estável e é mantido sedado para se recuperar.
O clube polonês e a família de Kayo Lopes iniciaram uma campanha de doações para contribuir com os custos hospitalares do jogador. As informações sobre a arrecadação podem ser encontradas na página oficial do BKS Sparta Brodnica. O clube polonês já teve uma partida cancelada pela liga local e segue focado na mobilização pela vaquinha para o tratamento médico de Kayo.
Kayo Lopes, jogador do Sparta Brodnica, foi revelado nas categorias de base do Volta Redonda e teve breve passagem por clubes como Juventude e Itapirense. O volante também atuou no Ipatinga, em 2023, e no Uberlândia, disputando o Campeonato Mineiro na temporada em que ocorreu o acidente.
Brendon Pereira, por sua vez, iniciou sua carreira em Barra Mansa e passou por diversos clubes antes de chegar ao Sparta Brodnica. Pedro Guilherme, zagueiro de 22 anos, também teve trajetória de destaque nas categorias de base e atuou em clubes como Bardejov, da Rússia, e Sparta Brodnica.