Press "Enter" to skip to content

Grécia condena chefe de partido neonazista a 13 anos de prisão

Nesta quarta-feira, 14, o chefe do partido neonazista Aurora Dourada, Nikos Michaloliakos, foi condenado a 13 anos de prisão. A sentença foi dada pelo tribunal de Atenas  e o declarou culpado por dirigir uma “organização criminosa”.

Michaloliakos, de 62 anos, é o fundador do grupo político que, no período da crise fiscal do país em 2015, era a terceira maior força no Parlamento grego. Ele é um dos 68 acusados no processo que julga um assassinato e duas tentativas de homicídio.

O tribunal condenou Yorgos Rupakias à prisão perpétua pelo assassinato do rapper antifascista Pavlos Fyssas, em 2013. Após este crime, a promotoria começou a investigar membros do partido Aurora Dourada, incluindo alguns parlamentares.

Outros cinco membros foram condenados pela tentativa de um pescador egípcio enquanto outros quatros coligados foram declarados culpados pela tentativa de assassinato de sindicalistas.

Na semana passada, pessoas se reuniram em frente ao Palácio de Justiça para se manifestar em favor de uma sentença dura para Michaloliakos e outros membros do partido. Policiais dispersaram a multidão com o uso de gás lacrimogêneo.