Press "Enter" to skip to content

Grêmio rebaixado, América-MG na Liberta, Dragão na Sula: tudo sobre o desfecho da Série A

Última atualização 10/12/2021 | 21:20

Acabou a Série A de 2021. O título do Atlético-MG estava assegurado, mas a 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro definiu as brigas por Libertadores e Sul-Americana e os rebaixados para a segunda divisão. O Atlético-GO venceu o Flamengo em casa e ficou apenas com a vaga na Sula, visto que o América-MG também fez a sua parte e disputará a Pré-Libertadores. Na parte de baixo da tabela de classificação, o Grêmio sofreu sua terceira queda.

Série A de festas e lágrimas

A Série A terminou com celebrações e lamentos pelo Brasil afora. Na Arena do Grêmio, o campeão Galo atuou com seus jogadores reservas. Gaúchos e mineiros travaram um embate recheado de gols, vencido pelo Grêmio pelo placar de 4×3 (que poderia ter sido mais, se Borja não tivesse perdido um pênalti). Apesar do resultado positivo em Porto Alegre, o Tricolor acabou sendo rebaixado pela terceira vez em sua história devido aos outros resultados da rodada. No Alfredo Jaconi, o Juventude bateu o Corinthians por 1×0, fugiu da zona de rebaixamento e disputará a elite do Brasileirão novamente em 2022. Fazendo companhia ao Grêmio, o Bahia perdeu de virada para o Fortaleza por 2×1, na Arena Castelão, e também estará na Série B.

O Timão, que perdeu para o Juventude em Caxias do Sul, terminou em quinto lugar e jogará a fase de grupos da Libertadores no ano que vem. O mesmo é válido para o Fortaleza, que fez uma linda festa em sua casa para comemorar o feito inédito do Leão do Pici. Pela primeira vez no Brasileirão de pontos corridos, um clube nordestino terminou dentro do G-4.

No Estádio Antônio Accioly, o Atlético-GO derrotou o Flamengo por 2×0 com gols de Lucão e Toró, mas não foi o suficiente para a equipe beliscar uma vaga na Pré-Libertadores. Ainda assim, o clube conseguiu sua melhor campanha pessoal no Campeonato Brasileiro, superando a 13ª posição com 50 pontos da temporada 2020. Além disso, o Dragão voltará a disputar a Sul-Americana no ano que vem. Quem disputará a Pré-Libertadores será o América-MG, que ganhou do São Paulo por 2×0 e finalizou em oitavo lugar.

Outros jogos

Na Vila Belmiro, o Cuiabá arrancou um empate por 1×1 contra o Santos e se manteve na elite do Brasileirão. No Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino venceu o Internacional por 1×0 e também jogará a fase de grupos da Libertadores em 2022. O Fluminense, que bateu a Chapecoense por 3×0 no Maracanã, participará da Pré-Libertadores ao lado do Coelho. Na Arena Barueri, o Palmeiras aplicou 1×0 no Ceará e terminou o ano em alta. Por fim, na Arena de Pernambuco, Sport e Athletico Paranaense ficaram no 1×1 em confronto que serviu apenas para cumprir tabela.