Greve dos Correios chega ao fim no Estado com adesão mínima

Funcionamento dos Correios nos feriados da Paixão de Cristo e de Tiradentes

A greve realizada pelos funcionários dos Correios em Goiás, teve duração de pouco mais de um dia e pouca adesão dos funcionários no Estado. Segundo o órgão, somente 7,76% dos trabalhadores aderiram ao movimento, o que não gerou impacto nos serviços postais.

Em Goiás, a paralisação foi finalizada em virtude da votação realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sobre o dissídio coletivo composto pelos Correios, que tinha como tema central o custeio do plano de saúde dos empregados da estatal.

Segundo os Correios, a decisão do TST sobre o plano de saúde dos Trabalhadores dos Correio prevê, cobrança de mensalidade de empregados e seus dependentes. Também foi decidido sobre a manutenção do plano de saúde para todos os pais e mães até 31/7/2019; após esse período, ficam assegurados os que estiverem em tratamento médico hospitalar, até a alta médica, conforme as regras da ANS e a partir de agosto de 2019, pais e mães poderão ser incluídos em plano família a ser criado.

Outros assuntos pautados foram sobre a proporcionalidade de pagamento das despesas totais, sendo 30% para os empregados e 70% para os Correios e havendo lucro líquido, a empresa reverterá 15% para o custeio das mensalidades dos beneficiários.

Ainda segundo o órgão, agora a direção da estatal aguarda a publicação da decisão para avaliar o impacto nas contas da empresa e adotar as medidas para a implantação das novas regras. Estas começam a vigorar a partir da publicação da decisão no Diário da Justiça.

No Brasil, continuam em paralisação apenas os sindicatos de São Paulo (capital) e Rio de Janeiro e os Correios já colocaram em prática o seu plano de continuidade de negócios para minimizar possíveis impactos à população. Ontem, 13, o TST destacou a falta de razoabilidade na paralisação e determinou a manutenção de efetivo mínimo de 80% dos trabalhadores em cada unidade, enquanto perdurar o movimento.

(Colaboração Coordenação de Comunicação dos Correios em Goiás)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos