Greve dos funcionários da Fusam em Caçapava: entenda o motivo e quais os impactos

greve-dos-funcionarios-da-fusam-em-cacapava3A-entenda-o-motivo-e-quais-os-impactos

Funcionários da Fusam entram em greve em Caçapava

A greve dos funcionários da Fusam começou na manhã desta segunda-feira (3) em Caçapava. A Fusam é o único hospital público do município. Apesar da paralisação, a prefeitura informou que o atendimento está mantido para a população.

Segundo informações da prefeitura de Caçapava, a Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava, conhecida como Fusam, teve seus funcionários entrando em greve nesta segunda-feira. A prefeitura ressaltou que uma liminar judicial determina que 75% dos funcionários devem continuar trabalhando durante o período de greve para garantir a continuidade do atendimento hospitalar.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caçapava disse que a greve foi aprovada em assembleia e, desde então, parte dos funcionários está parada em uma área externa do hospital. A principal reivindicação dos funcionários é a manutenção do fornecimento de alimentação, que, segundo o sindicato, foi interrompido pela prefeitura, apesar de constar em acordo coletivo.

A prefeitura justificou a suspensão do fornecimento de refeições no hospital, alegando um pagamento em duplicidade do benefício de alimentação, que inclui tanto as refeições na instituição quanto um cartão alimentação. Diante disso, foi decidido manter apenas o café da manhã no hospital, além do cartão alimentação, seguindo orientação da Procuradoria Geral do Município.

Uma audiência entre a Fusam e representantes do sindicato está agendada para a próxima quinta-feira (6) às 16h. A fusam conta com 500 servidores que estão em greve devido às questões relacionadas ao fornecimento de alimentação. A situação de greve dos funcionários da Fusam em Caçapava segue em andamento, e a população está sendo orientada a buscar atendimento na unidade de saúde, considerando a manutenção dos serviços essenciais mesmo durante o movimento grevista.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp