Grupo usa sistemas do Poder Judiciário para aplicar golpe do falso advogado no Distrito Federal; veja detalhes do esquema
Foram 8 vítimas no Distrito Federal. Autores são da região de São Paulo; polícia cumpre mandados de prisão e de busca nesta quinta (18).
Polícia do Distrito Federal faz operação contra grupo que aplicava golpe do falso advogado
A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um grupo criminoso que usava sistemas do Poder Judiciário para aplicar o golpe do falso advogado. Foram 8 vítimas no Distrito Federal, que tiveram um prejuízo de R$ 50 mil.
Segundo as investigações, os autores são da região de São Paulo. A polícia do Distrito Federal cumpre seis mandados de prisão e sete de busca e apreensão na manhã desta quinta (18), na capital paulista e em Praia Grande.
Os autores irão responder pelos oito crimes de estelionato (fraude eletrônica); organização criminosa; e lavagem de capitais.
Os golpistas usavam senhas de advogados para entrar em sistemas do Poder Judiciário. Segundo o delegado da 17ª Delegacia do Distrito Federal, Thiago Boeing, eles conseguiam senhas vazadas de e-mails. Eles faziam contato com as partes do processo e se passavam por seus advogados. Após esse contato com as vítimas, eles informavam que teriam vencido as causas, porém exigiam depósitos para liberar os valores.
Imagens divulgadas pela Polícia Civil do Distrito Federal mostram suspeitos entrando em contato com uma vítima do DF. Eles fingiram ser o advogado da vítima, falaram de uma proposta de acordo na Justiça e cobravam taxas para receber o valor do acordo.
As investigações começaram em março deste ano, quando um advogado procurou a 17ª Delegacia do Distrito Federal. Ele informou que utilizaram sua fotografia para entrar em contato com seus clientes, exigindo valores para suposta liberação do proveito das sentenças. A partir das investigações, junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a polícia identificou os autores do esquema.
Leia mais notícias sobre a região no g1 Distrito Federal.