Grupo de amigos é resgatado em trilha na Serra do Cipó
Cinco pessoas ficaram ilhadas enquanto faziam trilha. No começo da noite desta segunda-feira (5) eles foram localizados pelo Corpo de Bombeiros e iniciaram a trilha de volta.
Bombeiros encontraram turistas que estavam ilhados na região da Serra do Cipó
Bombeiros encontraram turistas que estavam ilhados na região da Serra do Cipó
Um grupo de cinco amigos que ficou ilhado em uma trilha na Serra do Cipó, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Minas Gerais, desde domingo (4), foi localizado e resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo os militares, por volta de 21:30 desta segunda-feira (5), eles tiveram acesso ao grupo. Os amigos estavam bem, tranquilos e já tinham experiência neste tipo de esporte. Um deles é morador da Serra do Cipó e os demais são do estado de São Paulo. A área já era conhecida pelo grupo.
De acordo com os bombeiros, o rio que fica próximo à trilha Lagoa Dourada ficou muito cheio devido as fortes chuvas e isso impediu que o grupo deixasse o local.
Eles acionaram a corporação pelo celular, assim que conseguiram sinal, na tarde desta segunda-feira (5), e disseram que estavam com frio e não tinham onde se abrigar nem o que comer e beber.
Ao chegarem ao local, os militares montaram corredores de segurança com cordas presas a árvores, permitindo a travessia a pé em trechos mais rasos. Nas partes mais profundas, os bombeiros atravessaram nadando, com equipamentos próprios para resgates em enchentes.
Após alcançar o grupo, foi realizada uma travessia guiada e segura, e os pertences das vítimas também foram transportados sem contato com a água, por meio de sistemas de transposição com cordas. Condições climáticas não permitiram que os trabalhos fossem realizadas por helicóptero.
Por volta de meia noite desta terça-feira (6) começou a caminhada na trilha para retorno. Ninguém estava ferido e todos apresentavam boas condições psicológicas. Às 03:30 todos já estavam, em segurança, o batalhão em Belo Horizonte.




