Grupo pede fim do feminicídio em manifestação em Florianópolis

grupo-pede-fim-do-feminicidio-em-manifestacao-em-florianopolis

Dezenas de pessoas se reuniram em Florianópolis neste domingo (8) para celebrar o Dia Internacional da Mulher e pedir o fim do feminicídio e de outras formas de violência. O grupo percorreu algumas ruas da capital, realizou palestras e atos públicos.

O protesto começou às 9h30, no Parque da Luz, próximo à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, com rodas de conversa e intervenções culturais. Em seguida, os participantes seguiram por ruas do centro e também pela Beira-Mar Norte.

Coletivos, políticos, movimentos sociais, sindicatos e a população estiveram presentes

O movimento destacou o aumento dos casos de feminicídio no país, que registrou recorde em 2025, e lembrou vítimas mortas em Santa Catarina.

Entre elas, Catarina Kasten, que foi sexualmente violentada e assassinada quando saiu de casa para uma aula de natação em 21 de novembro de 2025. O crime aconteceu na trilha da Praia do Matadeiro, utilizada por moradores da região.

CATARINA KASTEN

Formada em Letras em Inglês em 2022, Catarina era professora de Inglês e morava em Florianópolis. Na manhã do dia 21 de novembro ela saiu de casa por volta das 7h para aula de natação, mas não chegou no local.

O assassino confessor Giovane Correa Mayer, de 21 anos, preso no mesmo dia e confessou os crimes. Natural de Viamão, no Rio Grande do Sul, o homem não conhecia a vítima e agora é réu em um processo onde responde por feminicídio qualificado, estupro e ocultação de cadáver.

Manifestação em Florianópolis celebra Dia da Mulher e cobra fim da violência

Coletivos, políticos, movimentos sociais, sindicatos e a população estiveram presentes. O movimento destacou o aumento dos casos de feminicídio no país, que registrou recorde em 2025, e lembrou vítimas mortas em Santa Catarina.

Ações de combate à violência contra a mulher terminam com a prisão de 862 suspeitos em SC.

Formada em Letras em Inglês em 2022, Catarina era professora de Inglês e morava em Florianópolis. Na manhã do dia 21 de novembro ela saiu de casa por volta das 7h para aula de natação, mas não chegou no local.