Grupo preso por uso de IA exibia vida de luxo nas redes; Operação Voiceover desmascara golpes. Alvos da fraude ostentavam carros de luxo.

Suspeitos de usar inteligência artificial para aplicar golpes exibiam vida de luxo nas redes sociais. O grupo DE foi preso na noite de quarta-feira (15), no Distrito Federal.

Os três suspeitos DE usar inteligência artificial para aplicar golpes exibiam vida de luxo nas redes sociais. O grupo foi preso na noite DE quarta-feira (15), no Distrito Federal.

Nas publicações, Gustavo Cardoso Marques, João Victor Gomes e Kauã Moura Calçado mostravam carros, lanchas e acessórios luxuosos (veja fotos abaixo). Eles são alvos da “Operação Voiceover” da Polícia Civil (PCDF).

A TV DE não havia conseguido contato com a defesa dos presos até a última atualização desta notícia. Segundo as investigações, o grupo alterava vídeos e áudios de famosos para anunciar falsas promoções. A imagem do ator e apresentador Marcos Mion foi usada (veja detalhes mais abaixo).

Alvos da Operação Voiceover ostentavam carros DE luxo nas redes sociais. — Foto: reprodução

– Gustavo Cardoso Marques, DE 22 anos.

– João Victor Gomes, DE 23 anos.

– Kauã Moura Calçado, DE 20 anos.

Segundo a polícia, o grupo mantinha um escritório onde manipulava as imagens. Os mandados DE prisão foram cumpridos em Taguatinga e em Águas Claras.

A investigação aponta que há vítimas em todo o país e ainda não foi possível determinar o valor total movimentado pela organização criminosa. DE acordo com a polícia, em apenas quatro dias, 27 pessoas denunciaram o golpe. Os suspeitos devem responder pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem DE dinheiro.

O grupo modificava a imagem e o áudio de vídeos reais DE artistas para anunciar falsas promoções; ao clicarem no anúncio, as vítimas eram direcionadas para sites falsos para concluírem o pagamento DE um “voucher promocional” que não existia; os suspeitos usavam criptomoedas para lavar o dinheiro.

Um dos famosos que teve a imagem alterada pela organização criminosa foi o apresentador Marcos Mion. O grupo fez uma propaganda falsa com a voz e vídeo do apresentador e com a marca do Outback.

Em nota, o Outback destacou que não solicita códigos, senhas ou transações via PIX pela internet. Os pagamentos via PIX acontecem apenas dentro dos restaurantes. DE A TV DE tenta contato com a assessoria DE Marcos Mion.

Leia mais notícias sobre a região DE DE no g1 DE.

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