Press "Enter" to skip to content

Grupo que cobrava propina de empresários é preso, em Goiás

Última atualização 13/05/2021 | 10:46

Integrantes de uma facção criminosa foram presos na manhã desta quinta-feira (13) por crimes de corrupção. O grupo teria agido durante os anos de 2016 e 2018, extorquindo diversos empresários goianos que teria obtido mais de R$ 1 milhão em propinas.

Os policias civis da Draco cumpriram 14 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Caturaí, Cristianópolis e Catalão. Foram alvos da ação ex-servidores públicos, familiares e outras pessoas pessoas que participavam do esquema de cobranças ilegais. Durante a busca apreenderam dois veículos de luxo, um relógio de luxo, dinheiro em espécie (incluindo dólar), documentos e celulares.

A quadrilha identificava empresários interessados em instalar seus estabelecimentos em distritos industriais administrados pela GoiasIndustrial (atual Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás – Codego) e então cobravam valores indevidos desses empresários (propina), chantageando-os para dar andamentos em processos administrativos existentes na Codego.

Segundo informações, empresários que se recusavam a pagar propinas passavam a ser perseguidos, recebendo ameaças com despejo de empresas já instaladas nos distritos da Codego. O esquema de obtenção era tão comum que investigados assinavam ”recibos de propinas” recebidas.

Os integrantes da quadrilha ostentavam uma vida de luxo, com direto a várias viagens internacionais ao ano e compra de carros esportivos. Parte dos investigados, que moravam em imóveis de luxo, solicitaram o auxílio emergencial do governo federal, durante a pandemia da Covid-19. A Polícia Civil identificou pelo menos 9 empresas vítimas do grupo, um número que pode aumentar no decorrer da investigação.