Nesta segunda-feira (2) o site oficial do governo de Goiás foi hackeado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) a situação foi regularizada e os invasores não roubaram nenhum dado nem causaram prejuízos. De acordo com especialista ouvido pelo Diário do Estado, o invasor, provavelmente, estava em busca de visibilidade.
Ao tentar acessar a plataforma, os internautas viam uma imagem mapa de Goiás, nas cores da bandeira do estado, e um recado do “Shawty Boy”, grupo que hackeou a plataforma: “Hahaha, Estado de Goiás hacked xD Aquele tour básico em seus servidores. Abraço pro TI do Estado de Goiás”, aparecia na tela.
Celso Camilo, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, explica que a invasão tem indícios de ter partido de um grupo do Paraná e que, provavelmente, o objetivo não foi roubar dados.
“Grupos assim buscam sites que dão visibilidade a eles e, por isso, invadem plataformas oficiais de governos. Normalmente, os sites têm camadas de proteção e esses grupos invadem as mais superficiais porque o que querem, realmente, é visibilidade, explica o especialista. “A infraestrutura do Estado é muito boa então, provavelmente, eles não conseguiram muita coisa”, acrescenta.
A Sedi afirma que o governo estadual não teve nenhum dado roubado e que a invasão não prejudicou serviços públicos. “