‘Passinho retrô’ ganha lei em Uberaba após vereadores criarem dia para celebrar o repertório flashback
Para o presidente da Câmara e autor da lei, Ismar Marão, objetivo é valorizar a ‘cultura retrô’. No dia da aprovação do projeto, grupos de dança se apresentaram na Casa Legislativa. A Lei foi promulgada pela Câmara, após vencer o prazo para sanção ou veto da prefeita Elisa Araújo.
Grupos de ‘passinhos retrô’ se apresentam na Câmara Municipal de Uberaba
Uberaba agora tem uma data oficial para celebrar a nostalgia das décadas passadas. Foi promulgada no dia 10 de dezembro a lei que inclui no Calendário Popular do município o Dia Municipal do Flashback, a ser comemorado anualmente em 5 de novembro.
A proposta, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Ismar Marão (PSD), foi aprovada pelos vereadores no dia 17 de novembro. Segundo o vereador, a lei tem como objetivo valorizar a cultura retrô, como músicas das décadas de 70, 80 e 90, e os passinhos de dança retrô, modalidade popularmente conhecida por flashdance.
No dia da aprovação do projeto, quatro grupos de dança se apresentaram na Casa Legislativa, reforçando a força do movimento na cidade.
A expectativa é que, a partir de 2026, o Dia Municipal do Flashback seja marcado por grandes eventos abertos ao público e incentivando políticas culturais voltadas para o segmento.
O novo texto altera a Lei Municipal nº 12.608, de 17 de maio de 2017, que “dispõe sobre a consolidação da legislação municipal do calendário popular”, passando a instituir uma semana de ações voltadas a resgatar e celebrar os elementos fundamentais da cultura flashback como músicas retrô, passinhos de dança retrô, Djs retrô, e colecionadores retrô.
Como o prazo para sanção da prefeita Elisa Araújo (PSD) expirou, a lei foi promulgada pelo presidente da Câmara e já está em vigor. “A gente tem a percepção hoje que o flashback é uma tendência cultural muito forte, não só em Uberaba, como no Brasil”, disse Marão.
Segundo Marão, o município de Uberaba já tem uma forte tradição ligada ao flashback. Há quase 18 anos, grupos de amigos organizam bailes a cada quatro meses, sempre com caráter solidário. A entrada é feita mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que são destinados a instituições da cidade.
“Hoje, Uberaba conta com cerca de 8 a 10 grupos dedicados ao flashback. Além dos bailes, também são realizados aulões gratuitos em praças e espaços públicos, abertos à população. A intenção com a lei é a gente aproveitar essa semana [dedicada a ações de flashback] para fazer uma conscientização da importância cultural dessas danças. Um momento para a gente trazer à tona, quem sabe, um grande evento aberto à população de Uberaba, unindo solidariedade”, explicou Marão.
Marão revelou ainda que a iniciativa segue uma tendência nacional. De acordo com o presidente da Câmara, Uberaba é o 101º município do Brasil a aprovar uma lei semelhante de valorização da cultura flashback.




