GTA 5 é o novo jogo grátis para download da Epic Games Store

GTA 5 fica grátis para baixar na Epic Games Store nesta quinta-feira (14), com download liberado no PC – basta ter um registro na loja para instalar. O jogo fica disponível sem custo adicional até o dia 21 de maio e somente na loja da Epic – apesar de ser comercializado também em concorrentes, como Steam, onde continua como um título pago. A disponibilidade gratuita é fruto de um programa já conhecido da produtora Epic, que lança games gratuitamente de tempos em tempos, entre grandes títulos e outros desconhecidos.

Com o alto número de acessos ao site, a Epic Games Store saiu do ar na tarde de hoje. A empresa relatou o problema em seu Twitter e disse estar trabalhando em uma solução. “Estamos cientes de que os usuários podem encontrar tempos de carregamento lentos, erros e falhas do iniciador no momento”.

A notícia do lançamento de GTA 5 grátis na Epic Games Store chegou a vazar durante a madrugada do dia 14 no Twitter, em um Tweet que foi publicado antes da hora pela própria conta oficial da loja, com um vídeo anunciando a novidade. O Tweet logo foi apagado, mas diversos seguidores conseguiram capturar imagens antes.

GTA 5 ainda é um dos jogos de PC mais jogados e vendidos de todos os tempos – ele está sempre no topo da lista de “Mais Jogados” do Steam, por exemplo. Além disso, o game figura sempre nas listas de mais vendidos de consoles como PlayStation 4 (PS4) e Xbox One, mesmo anos após seu lançamento original.

Vale lembrar que GTA 5 saiu pela primeira vez em 2013, para PS3 e Xbox 360. No ano seguinte chegou ao PS4 e Xbox One e somente em 2015 desembarcou no PC. O título é mais um sucesso da saga Grand Theft Auto, com direito a multiplayer GTA Online e história que se divide entre três protagonistas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp