A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 27, a utilização de um cão robô na segurança da tradicional festa de réveillon na Avenida Paulista, marcando a transição de 2024 para 2025.
Equipado com tecnologia avançada, o robô chinês transmite imagens em tempo real para a central do programa Smart Sampa, permitindo o reconhecimento facial de pessoas foragidas e a identificação de veículos suspeitos de roubo ou furto. Com uma bateria que oferece autonomia de uma hora, o robô será utilizado pela primeira vez em um evento externo dessa magnitude. Ele já havia sido testado em setembro durante um jogo de futebol americano da NFL na Arena Corinthians, em Itaquera.
Além do cão robô, a segurança do evento contará com 472 agentes da GCM, 114 viaturas e, pela primeira vez, uma base móvel de monitoramento do Programa Smart Sampa.
A festa de réveillon na Paulista, que tem expectativa de reunir cerca de 2 milhões de pessoas, contará com shows de artistas como Bruno e Marrone, Gloria Groove, MC Livinho e apresentações gospel de Thales Roberto, Renascer Praise e a Escola de Samba Mocidade Alegre. O evento é gratuito, terá início às 16h30 do dia 31 de dezembro e está previsto para encerrar às 2h do dia 1º.
A Prefeitura de São Paulo reforça que a adoção de novas tecnologias como o cão robô busca garantir mais eficiência e segurança em grandes eventos públicos.