Guarda municipal é flagrado matando a própria cadela a tiros no litoral de São Paulo

Um episódio envolvendo um guarda civil municipal de Santos chocou a população de São Vicente, cidade vizinha no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira, 28, flagraram o momento em que o homem, de 28 anos, acaricia a própria cadela antes de matá-la a tiros.

Câmeras de monitoramento capturaram o guarda em uma motocicleta, segurando a cadela no colo. Antes do ato cruel, ele verifica os arredores e, utilizando uma arma particular, efetua o disparo, fazendo com que a cadela caia na rua. Após um intervalo, o guarda retorna à cena, se agacha em frente ao animal, e moradores se aproximam para entender o que aconteceu.

Após a saída das testemunhas, ele volta com um saco, envolve o corpo da cadela e o arrasta para a calçada. A ação foi denunciada à polícia, resultando em um Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 2ºDP. Segundo relatos da mãe do guarda, a cadela foi executada após tê-la atacado, com mordidas na perna e no braço, e o marido, na barriga.

O guarda prestou depoimento à polícia, apresentou registros médicos e foi liberado por falta de flagrante, mas permanece afastado do cargo. A Prefeitura de Santos, em nota, expressou repúdio a qualquer ato de crueldade contra animais e anunciou a abertura de um processo disciplinar, podendo resultar na exoneração do servidor.

O município enfatizou que o guarda nunca usou armamento em suas funções, pois não tinha autorização da GCM. O caso será acompanhado pela corregedoria, enquanto as autoridades investigam o ocorrido como crime ambiental – prática de ato de abuso a animais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos