Press "Enter" to skip to content

Guarda municipal é flagrado matando a própria cadela a tiros no litoral de São Paulo

Última atualização 28/12/2023 | 12:59

Um episódio envolvendo um guarda civil municipal de Santos chocou a população de São Vicente, cidade vizinha no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira, 28, flagraram o momento em que o homem, de 28 anos, acaricia a própria cadela antes de matá-la a tiros.

Câmeras de monitoramento capturaram o guarda em uma motocicleta, segurando a cadela no colo. Antes do ato cruel, ele verifica os arredores e, utilizando uma arma particular, efetua o disparo, fazendo com que a cadela caia na rua. Após um intervalo, o guarda retorna à cena, se agacha em frente ao animal, e moradores se aproximam para entender o que aconteceu.

Após a saída das testemunhas, ele volta com um saco, envolve o corpo da cadela e o arrasta para a calçada. A ação foi denunciada à polícia, resultando em um Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 2ºDP. Segundo relatos da mãe do guarda, a cadela foi executada após tê-la atacado, com mordidas na perna e no braço, e o marido, na barriga.

O guarda prestou depoimento à polícia, apresentou registros médicos e foi liberado por falta de flagrante, mas permanece afastado do cargo. A Prefeitura de Santos, em nota, expressou repúdio a qualquer ato de crueldade contra animais e anunciou a abertura de um processo disciplinar, podendo resultar na exoneração do servidor.

O município enfatizou que o guarda nunca usou armamento em suas funções, pois não tinha autorização da GCM. O caso será acompanhado pela corregedoria, enquanto as autoridades investigam o ocorrido como crime ambiental – prática de ato de abuso a animais.