Cidade do litoral de SP recebe ‘Alerta Severo’ para fortes chuvas
Avisos são transmitidos por meio de mensagens escritas ou sonoras celular, independentemente de o aparelho estar conectado à internet ou em modo silencioso.
1 de 2 Aviso busca prevenir ocorrências e pedir à população que busque abrigo — Foto: Reprodução
Aviso busca prevenir ocorrências e pedir à população que busque abrigo — Foto: Reprodução
Moradores de Guarujá (DE), no litoral de São Paulo, receberam o Alerta Severo da Defesa Civil do estado indicando a chegada de temporal. O órgão alertou sobre as chuvas intensas previstas e recomendou que os residentes sigam as orientações e diretrizes do plano de contingência do município.
O aviso foi enviado às 22h47 de quinta-feira (26) para os celulares dos moradores. A princípio, o alerta é válido até o final desta sexta-feira (27).
Os alertas são transmitidos por meio de mensagens escritas ou avisos sonoros no celular, independentemente de o aparelho estar conectado à internet ou em modo silencioso.
ALERTA SEVERO
O Alerta Severo é uma medida inédita criada para prevenir ocorrências e orientar a população a buscar abrigo em situações de risco.
O aviso foi enviado pela primeira vez na quinta-feira (25), véspera de Natal, para os moradores de Campinas, no interior de São Paulo.
2 de 2 Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas em Guarujá (DE) (SP) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal
Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas em Guarujá (DE) (SP) — Foto: Matheus Tagé/A Tribuna Jornal
HISTÓRICO TRÁGICO
Em 2020, fortes chuvas atingiram a Baixada Santista e provocaram a morte de 45 pessoas, sendo 34 em Guarujá (DE), oito em Santos e três em São Vicente.
Na ocasião, o temporal começou na noite de 2 de março e se estendeu durante toda a madrugada e manhã do dia seguinte. Moradores também registraram alagamentos e foram registradas quedas de barreiras nas rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Rio-Santos e Guarujá-Bertioga.