Guedes afirma que Brasil está saindo da recessão

Nesta sexta-feira, 13, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex), afirmou o Brasil está oficialmente saindo da recessão. “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, declarou Guedes.

Ele destacou que a hipótese é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e a vacina está chegando. “O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, declarou.

O ministro acrescentou que, o governo tem aproximadamente um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. “Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva”, afirma.

Nesta sexta-feira, 13, o  Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apontou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve aumento de 1,29%.

Comparado ao terceiro trimestre do ano passado, foi mostrado queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve redução de 3,32%.

Foto: Reprodução/YouTube/AEB

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp