Pelo menos cinco morrem em ataque russo a torre de TV, em Kiev

Mais um ataque russo foi registrado. Nesta terça-feira (10), uma torre de TV em Kiev foi atingida por uma explosão. Conforme o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, o ataque matou cinco pessoas e deixou outras cinco feridas. Imagem divulgada pelo canal verificado do Telegram do governo ucraniano mostra a explosão.

Nas redes sociais, o presidente Volodimir Zelensky declarou que a “história está se repetindo”. “Para o mundo: qual é o sentido de dizer “nunca mais” por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babi Yar? Pelo menos 5 mortos”, escreveu. Zelensky fazia menção à morte de mais de 30 mil judeus pelos nazistas. É que a torre atingida pelos russos fica em Babi Yar, mesmo bairro do triste episódio de 1941.

O ataque já era considerado como muito provável, já que o Ministério da Defesa russo informou o plano de atacar prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e o 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev, segundo publicou a agência de notícias russa, Tass. “Pedimos para que os cidadãos ucranianos envolvidos em provocações contra a Rússia, bem como os residentes de Kiev, que vivem perto de estações de retransmissão, a deixarem suas casas”, informou o ministério russo.

O Ministério da Defesa justificou os novos ataques como uma forma de “suprimir ataques de informação contra a Rússia”. Segundo o governo de Vladimir Putin, os ataques estariam atingindo somente instalações militares, mas imagens divulgadas pela Ucrânia e moradores de diferentes cidades mostram que mísseis chegam em prédios de civis.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeitos de morte de turista em Jericoacoara são identificados

Suspeitos Identificados na Morte de Turista em Jericoacoara

Na sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Ceará anunciou que identificou os suspeitos envolvidos no assassinato do turista Henrique Marques, de 16 anos, encontrado morto após desaparecer em Jericoacoara. O caso chocou a comunidade local e atraiu a atenção nacional devido à brutalidade do crime.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSDPS), as investigações continuam para localizar e capturar os responsáveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também participa da apuração e imagens de câmeras de segurança estão utilizadas na investigação.

Motivação do crime

A motivação do crime ainda não foi descoberta pela Policia Civil. No entanto, o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, acredita que o assassinato foi cometido após o filho tirar uma foto fazendo um gesto, que seria de uma facção rival dos suspeitos envolvidos no caso e ligada ao PCC.

A hipótese não foi confirmada pela Polícia Civil.

Caso

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, desapareceu na última terça-feira, 17. Segundo o pai da vítima, o filho teria retornado sozinho para o hotel onde estavam hospedados, com o intuito de carregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, marcada para o dia seguinte.

O pai informou que voltou ao hotel horas depois e não encontrou o filho, passando a fazer buscas pelo adolescente na região. Henrique foi encontrado no dia seguinte, próximo à Lagoa Negra, já morto.

Danilo foi até a polícia denunciar o caso, mostrando um vídeo para a polícia onde o filho aparece sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas. As cenas foram filmadas por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp