Mais um ataque russo foi registrado. Nesta terça-feira (10), uma torre de TV em Kiev foi atingida por uma explosão. Conforme o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, o ataque matou cinco pessoas e deixou outras cinco feridas. Imagem divulgada pelo canal verificado do Telegram do governo ucraniano mostra a explosão.
Nas redes sociais, o presidente Volodimir Zelensky declarou que a “história está se repetindo”. “Para o mundo: qual é o sentido de dizer “nunca mais” por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babi Yar? Pelo menos 5 mortos”, escreveu. Zelensky fazia menção à morte de mais de 30 mil judeus pelos nazistas. É que a torre atingida pelos russos fica em Babi Yar, mesmo bairro do triste episódio de 1941.
O ataque já era considerado como muito provável, já que o Ministério da Defesa russo informou o plano de atacar prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e o 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev, segundo publicou a agência de notícias russa, Tass. “Pedimos para que os cidadãos ucranianos envolvidos em provocações contra a Rússia, bem como os residentes de Kiev, que vivem perto de estações de retransmissão, a deixarem suas casas”, informou o ministério russo.
O Ministério da Defesa justificou os novos ataques como uma forma de “suprimir ataques de informação contra a Rússia”. Segundo o governo de Vladimir Putin, os ataques estariam atingindo somente instalações militares, mas imagens divulgadas pela Ucrânia e moradores de diferentes cidades mostram que mísseis chegam em prédios de civis.